O vereador Rafael Bueno (PDT) protocolou, nesta segunda-feira, um pedido de informações à prefeitura de Caxias do Sul solicitando esclarecimentos sobre as mudanças do trânsito no Centro, dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Ele quer saber quais os embasamentos técnicos e quais os servidores municipais que autorizaram a liberação do segundo corredor e das conversões à direita na Rua Sinimbu e na Rua Pinheiro Machado. Além disso, solicita o laudo ou parecer que conste o estudo de impacto no tempo operacional das viagens, e também da segurança para motoristas, pedestres e passageiros do transporte público municipal.
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– É imprescindível esclarecer quais as ações realizadas e o porque delas estarem sendo feitas. Além dos milhões de reais investidos, temos a segurança das pessoas que vivem no dia a dia do trânsito – frisa Bueno.
O requerimento será votado nesta terça-feira, na sessão da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores. Sendo aprovado, o prefeito Daniel Guerra (PRB) tem 30 dias para encaminhar as respostas e esclarecimentos.
Os questionamentos:
1 - Qual o embasamento técnico para a liberação do corredor extra para os ônibus, popularmente conhecido como corredor azul?
1.1 - Enviar cópia de laudo e/ou parecer, assinado por servidor público qualificado e apto para tal, que conste o embasamento para tal ação.
2 - Qual o embasamento técnico para a liberação de algumas conversões à direita na Rua Sinimbu e Rua Pinheiro Machado?
2.1 - Enviar cópia de laudo e/ou parecer, assinado por servidor público qualificado e apto para tal, que conste o embasamento para tal ação.
3 - Existe um estudo ou pesquisa que avalia o impacto no tempo operacional das viagens do transporte público municipal com a liberação do corredor azul e das conversões à direita?
3.1 - Se sim, enviar cópia do referido estudo.
3.2 - Se não, justificar a ausência do mesmo.
4 - Existe um estudo ou pesquisa que estime o impacto na segurança para pedestres, motoristas e passageiros do transporte público com a liberação das conversões à direita?
4.1 - Se sim, enviar cópia do laudo ou parecer.
5 - Qual o destino que será dado para as placas e outras estruturas retiradas com as mudanças?
6 - As mudanças tiveram o aval dos servidores da área técnica da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade?
6.1 - Se sim, nomear os servidores.