A partir da próxima quarta-feira até dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para homologar as candidaturas às eleições majoritária e proporcional. O prazo vale para todo o território nacional. Em Caxias do Sul, o calendário dos encontros está praticamente definido. A maioria das reuniões será realizada na Câmara de Vereadores. A preferência é pelos finais de semana, mas alguns dias da semana também foram reservados para as convenções.
Leia mais:
VÍDEO: ex-servidora denuncia suposta arrecadação de salários de CCs em Santa Cruz do Sul
Acordo propõe reduzir testemunhas e acelerar impeachment de Dilma
Sartori defende consenso na definição do candidato a vice para eleição em Caxias
As primeiras estão marcadas para 23 de julho. Praticamente todos os partidos que apoiam o pré-candidato da situação, Edson Néspolo, se reúnem neste dia. Os encontros serão individuais, mas, após, haverá ato, previsto para as 11h, no plenário da Câmara, para aclamar a chapa. O nome do vice, a ser indicado peloPMDB, será definido nesta segunda-feira,durante reunião do diretório. O atual vice, Antonio Feldmann, e o vereador Edson da Rosa, pleiteiam a indicação.
No final de semana seguinte, é a vez de PT, PSB e Rede. O PT faz mistério e deve anunciar seu candidato a prefeito somente na convenção. A tendência é de que o deputado federal Pepe Vargas seja confirmado. Como vice, circulam nos bastidores os nomes do ex-vereador Marcos Daneluz e da ex-coordenadora distrital Neiva Andreazza.
O PSB está na coligação que apoia Néspolo e a Rede já anunciou o advogado Vitor Hugo Gomes como pré-candidato à prefeitura. Os três partidos da coligação do pré-candidato Daniel Guerra (PRB) realizam convenção no dia 5 de agosto. PRB, PEN e PR realizam encontros individuais e, ao final, se reúnem no plenário da Câmara para um ato conjunto. O nome do vice ainda não foi apresentado. Nesta segunda, as siglas se reúnem e decidem se anunciam o nome antes ou apenas no dia da convenção.
Também no dia 5, o PSL realiza encontro. O partido é o único até agora a ter chapa formada para a disputa ao Executivo. Para prefeito, o pré-candidato é o professor Jeronimo Molina, e para vice, o estudante de Jornalismo Luís Gustavo Damo. O PSL chegou a integrar a coligação de Guerra, mas deixou a composição na semana passada para ter candidatura própria.
O PCdoB, que tem Assis Melo como pré-candidato a prefeito, deve realizar seu encontro no dia 30.O vice ainda não foi definido, mas pode ser anunciado antes da data da convenção. O PSOL, que também terá candidatura própria, ainda não tem data para realizar sua convenção. O partido tem dois pré-candidatos a prefeito: Luis Fernando Possamai e Francisco Carlos Corrêa.
Calendário:
23 de julho
Pela manhã, na Câmara deVereadores
- PTC, PSDC, PPS, PHS, PSC,PROS, DEM, PTN, PMN, PRP,PMDB, PDT, PTdoB, PTB,PSD, PSDB e PV
*Cada partido realiza sua convenção individualmente, em salas separadas. Após, todos se reúnem para ato no plenário
Pela manhã, na sede dopartido
- PP
30 de julho
Pela manhã, na Câmara deVereadores
- PT 31 de julho
Pela manhã, na Câmara deVereadores
- PSB
À tarde, na Câmara deVereadores
- Rede
5 de agosto
À tarde, na Câmara deVereadores
- SD
- PRB
- PEN
- PR
*PRB, PR e PEN realizam convenções individualmente, em salas separadas, e, após, se reúnem para ato no político no plenário
18h, em local indefinido
- PSL
Indefinidos
- O PSOL ainda não definiu data do encontro.
- O PCdoB deve realizar convenção no dia 30, à tarde,no Personal Royal Hotel
Saiba mais:
- As convenções são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações,que é a união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições.
- Durante as convenções, será sorteado o número com o qual cada candidato irá concorrer. Aos partidos políticos, fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior,e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo.
O que será decidido:
- Cada partido formalizará as decisões eleitorais que já estão praticamente todas costuradas. Entre elas, a confirmação da imensa aliança de 21 partidos em torno da pré-candidatura de Edson Néspolo (PDT).
As dúvidas que persistem:
- Quem será o candidato a vice da chapa do governo?
- Como ficará a chapa do PT?
- Quem será o candidato a vice de Daniel Guerra (PRB)?
- Quem integrará a chapa do PSOL?
- Quem serão os candidatos a vice de PCdoB e Rede?