São cada vez mais fortes os indícios de que Alceu Barbosa Velho (PDT) não irá concorrer à reeleição. Na manhã desta terça-feira, um dia após o prefeito prestar contas do mandato em jantar promovido pelos pedetistas para a base do governo, o presidente do PDT, Edson Néspolo, em entrevista à Rádio Caxias, deixou escapar que não acredita na condição de Alceu candidato.
– Tem horas que parece que tem possibilidade de ir, tem horas que não. Acho difícil, por todo o contexto, o prefeito Alceu ir – respondeu aos jornalistas Alessandro Valim e Renato Henrichs.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
À tarde, questionado pela reportagem do Pioneiro sobre essa afirmação específica, Néspolo desconversou sobre considerar difícil a candidatura de Alceu:
– Foi um expressão até um pouco exagerada.
A própria prestação de contas do prefeito, na segunda-feira à noite, não se tornou um ato político de arregimentação de forças em torno do nome de Alceu, oportunidade que não seria desperdiçada, se fosse essa a tendência. O prefeito confirmou que fará sua manifestação oficial sobre o assunto na próxima sexta-feira.
Ainda durante a entrevista à Rádio Caxias, que foi ao ar no programa Jornal da Caxias, Néspolo disse estar preparado para o desafio de ser candidato caso Alceu decline. Ele listou a experiência como chefe de gabinete do ex-prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e como secretário em diversas pastas e na presidência da Festa da Uva:
– Acho que sou uma das pessoas que mais conhece a máquina administrativa. Sei onde teríamos que fazer cortes, onde fazer ajustes – não economizou Néspolo. O presidente do PDT também falou sobre a tranquilidade em relação às negociações com os partidos da base em caso de uma chapa sem Alceu na liderança ser a opção eleitoral.
Mirante: indicativo de mudança na chapa governista
Presidente do PDT-RS admite possibilidade de Edson Néspolo ser candidato a prefeito em Caxias do Sul
Segundo ele, as conversas "evoluíram" e as siglas aceitam uma composição com o PDT independentemente do nome a prefeito. Ao Pioneiro, o presidente do PDT confirmou que tem trajetória que o credencia a concorrer à prefeitura, mas que não tem se apresentado aos partidos como alternativa ao nome de Alceu.
– O resultado do meu trabalho tem levado muita a gente a acreditar que possa ser eu – resumiu.
Clima de despedida – O jantar do PDT, na segunda-feira, no salão da comunidade São João Bosco, reforça a tese de que Alceu não disputará a reeleição. Ao contrário do que se esperava, não houve clima de comício, mas, sim, um tom quase de despedida.
Durante a apresentação das realizações do governo, Alceu destacou que as melhorias irão continuar, independentemente de quem for o prefeito no ano que vem. Néspolo, quando falou dos investimentos em habitação, disse que ao final da jornada de Alceu, seriam entregues milhares de novas residências aos caxienses.
Ao final da apresentação do prefeito, após as palmas, houve uma tentativa de grito de "Alceu, Alceu", que não ganhou coro da plateia.