O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT) anunciou em coletiva no Salão Nobre da prefeitura, na manhã desta sexta-feira, que não concorre à reeleição no pleito deste ano. Em entrevista à Gaúcha Serra, antes da reunião oficial, o pedetista já havia adiantado a sua decisão.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Entre os motivos para não concorrer, Alceu citou que quer ficar mais com a família e disse ainda ser contra a reeleição.
– Democracia é alternância de poder – declarou.
Alceu lembrou ainda que, desde que se elegeu como prefeito de Caxias, em 2013, nunca pensou em se reeleger.
– Não estou saindo da política. Amanhã posso ser candidato ou não. Mas, agora, vou voltar para a minha profissão. Nasci para ser advogado, não para ser político. Eu gosto de advocacia, de júri – disse.
Com a desistência de Alceu, o presidente municipal do PDT, Edson Néspolo, deve ser o candidato. Para concorrer, ele terá de deixar a presidência da Festa da Uva, cargo que ocupa atualmente, até 2 de junho, caso contrário, fica inelegível.
Presidente do PDT-RS admite possibilidade de Edson Néspolo ser candidato
PRB de Caxias já tem apoio do PR e PEN para pré-candidatura a prefeito
Partidos de Caxias têm dificuldades para encontrar candidatas mulheres
Assis Melo deve ser o candidato do PCdoB à prefeitura de Caxias do Sul
Durante a semana, os indícios de que Alceu não iria disputar a eleição de outubro ganharam força. O sinal mais claro foi a declaração de Néspolo, de que não acreditava na condição de Alceu como candidato.