Milhares de pessoas participaram do protesto antigoverno no centro de Caxias do Sul, na tarde deste domingo. A estimativa da Brigada Militar é de que 40 mil pessoas tenham acompanhado o ato. Inicialmente, a BM havia contabilizado 30 mil participantes. Já os organizadores acreditam que o número chegou a 80 mil, superior ao de março do ano passado, que reuniu 60 mil pessoas. O ato centrou forças, principalmente, contra o PT, a corrupção e o apoio à Operação Lava-Jato. Usando verde e amarelo e portando bandeiras, faixas, cartazes e pixulecos infláveis, os manifestantes concentraram-se na Praça Dante Alighieri por volta das 15h.
Veja como foi a cobertura da manifestação
FOTOS: veja algumas imagens do protesto
O percurso iniciou na Avenida Júlio de Castilhos e seguiu até a Rua Feijó Junior, no bairro São Pelegrino. O retorno ocorreu pela Rua Sinimbu. A multidão chegou a ocupar oito quadras das ruas centrais. Por volta das 16h20min, os manifestantes começaram a retornar à Praça Dante. O protesto ocorreu de forma pacífica.
- Acho que fizemos um protesto maior que o do ano passado. Superou a nossa expectativa. Caxias mostrou que está cansada de tanta corrupção e que todos que forem culpados terão que sair do poder - ressaltou o coordenador municipal do Movimento Brasil Livre, Beto Maurer.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As mobilizações do ano passado ocorreram nos dias 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto e reuniram 60, 4,5 e 25 mil pessoas, respectivamente.
Em Caxias, não houve manifestação a favor do governo. Militantes e simpatizantes do PT e PCdoB estiveram reunidos em Porto Alegre.