O município de Caxias do Sul destinará R$ 291,793 mil para a compra de cerca de 30 mil medalhas, troféus, placas e adesivos. O resultado da licitação, que foi homologado nesta semana pela prefeitura, teve destaque na sessão da Câmara de Vereadores de Caxias. O material é utilizado, por exemplo, em homenagens, nos Jogos Escolares e em provas de rodeio.
O vereador Rodrigo Beltrão, do PT, questionou a dificuldade da prefeitura em colocar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte em funcionamento, enquanto gasta esse valor para a compra de troféus, medalhas e placas.
De acordo com o chefe de gabinete do município, Edson Nespolo, o valor da licitação é alto porque em 2015 a prefeitura optou em juntar os pedidos de cada secretaria em um único processo para diminuir custos.
- A prefeitura sempre fez licitações para troféus, placas, medalhas, adesivos, placas de inauguração. Fazíamos isoladas. Neste ano, resolvemos unir em uma única licitação para baratear preços. E efetivamente como a quantidade foi maior, nós estamos reduzindo do valor da unidade de cada um dos itens, quase 20% em relação aos outros anos - afirma Nespolo.
Na licitação estão como solicitantes oito secretarias e o gabinete do prefeito. Ainda conforme o chefe de gabinete, a maior parte do material será utilizado em 2015 e 2016. A prefeitura ainda não sabe se será necessário um novo processo licitatório para o ano que vem.