Moradores de Caxias do Sul e de Nova Petrópolis participaram, nesta segunda-feira, de uma mobilização na ponte do Semapa. Trata-se da ligação do distrito de Santa Lúcia do Piaí a Nova Petrópolis e é um dos principais trajetos para escoar a produção. A mobilização foi organizada pelo vereador de Caxias, Arlindo Bandeira (PP).
Conforme a assessoria do vereador Bandeira, segundo relatos dos moradores durante a manifestação, 200 caminhões utilizam semanalmente a ponte. A travessia é dificultada em dias de chuva intensa. É necessário que os moradores telefonem para vizinhos mais próximos da ponte para saber as condições.
- Se chegarem até aqui e não der passagem, os motoristas não conseguem voltar com os caminhões carregados - afirma Osmar José Bertoldi.
Segundo o morador Amarildo Scariot, a ponte seria uma alternativa para incrementar o turismo na região, ligando a localidade às cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela.
A intenção é de que seja feita uma nova ponte, com mais altitude, pois a atual por diversas vezes foi tomada pela água do rio Caí. Conforme a assessoria de Bandeira, já existe projeto na Secretaria Municipal de Obras, porém, faltam os recursos que são na ordem de R$ 600 mil. A mobilização pretende sensibilizar para a obtenção da verba por meio de emendas parlamentares. Diversos vereadores de Nova Petrópolis também participaram do ato.
Mobilização
Moradores de Caxias do Sul e Nova Petrópolis protestam por nova ponte
Em dias de chuva forte, há dificuldade para caminhões atravessarem do distrito de Santa Lúcia do Piaí ao município vizinho
GZH faz parte do The Trust Project