
Moradores de Caxias do Sul e de Nova Petrópolis participaram, nesta segunda-feira, de uma mobilização na ponte do Semapa. Trata-se da ligação do distrito de Santa Lúcia do Piaí a Nova Petrópolis e é um dos principais trajetos para escoar a produção. A mobilização foi organizada pelo vereador de Caxias, Arlindo Bandeira (PP).
Conforme a assessoria do vereador Bandeira, segundo relatos dos moradores durante a manifestação, 200 caminhões utilizam semanalmente a ponte. A travessia é dificultada em dias de chuva intensa. É necessário que os moradores telefonem para vizinhos mais próximos da ponte para saber as condições.
- Se chegarem até aqui e não der passagem, os motoristas não conseguem voltar com os caminhões carregados - afirma Osmar José Bertoldi.
Segundo o morador Amarildo Scariot, a ponte seria uma alternativa para incrementar o turismo na região, ligando a localidade às cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela.
A intenção é de que seja feita uma nova ponte, com mais altitude, pois a atual por diversas vezes foi tomada pela água do rio Caí. Conforme a assessoria de Bandeira, já existe projeto na Secretaria Municipal de Obras, porém, faltam os recursos que são na ordem de R$ 600 mil. A mobilização pretende sensibilizar para a obtenção da verba por meio de emendas parlamentares. Diversos vereadores de Nova Petrópolis também participaram do ato.