Os partidos e interessados em concorrer no próximo ano se movimentam até este sábado, data-limite para filiações. Entrelaçados com as negociações para a eleição presidencial, siglas que poderão ter candidatura própria ao governo do Estado aguardam sinalizações para consolidar arranjos políticos que lhes deem sustentação. Também começam a ser encaminhados os entendimentos para um eventual segundo turno.
Em Caxias do Sul, também correm soltas as acomodações de postulantes a uma vaga na Assembleia e no Congresso. Há candidaturas naturais e nomes que adquirem pretensões eleitorais a partir de visibilidades obtidas, como o da embaixatriz da Festa da Uva Valdnéia Borges da Silva, que esta semana assinou ficha no PR e irá disputar vaga à Assembleia. As candidaturas também decorrem das avaliações internas dos partidos.
Na definição para o Piratini, entram em jogo a tendência dos índices das pesquisas, as alianças e possíveis reflexos para 2016, o espaço ocupado no atual governo estadual e um palanque para presidenciáveis. Além do PT, que vai em busca da reeleição de Tarso Genro, a única candidatura vista como certa é a da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
O PDT decide em 7 de dezembro se terá candidatura própria, conforme desejo da maioria da base partidária, tendo como nome já colocado o do deputado federal Vieira da Cunha (PDT), ou se integrará a aliança pela reeleição de Tarso Genro.
No PMDB, apesar da preferência interna já declarada pelo ex-prefeito José Ivo Sartori, o caxiense evita falar sobre uma possível candidatura. No PSDB, o ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, pode ser candidato para o presidenciável Aécio Neves ter palanque no Estado.
O PSB, que faz sua movimentação para fortalecer uma possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, alinhava uma aliança com o PP de Ana Amélia, flerta com o PMDB de Sartori e com o PDT de Vieira da Cunha. Já o PTB aguarda a escolha do novo presidente estadual do PT, em 10 de novembro, para iniciar as negociações. O ex-senador Sérgio Zambiasi surge como um possível candidato a vice de Tarso.
O PCdoB, por enquanto, mantém seu compromisso com o governo petista. Os movimentos começam a se desenhar a partir da escolha da nova direção da sigla, nos dias 12 e 13, com a deputada federal Manuela D´Ávila assumindo o comando do partido no Estado.
Para a Presidência da República, ainda há dúvida sobre a candidatura da ex-senadora Marina Silva. Somente neste sábado, prazo final das filiações, ela anuncia se passa a integrar outro partido, já que a Rede Sustentabilidade não obteve o aval do TSE. Além da presidente Dilma Rousseff (PT), que buscará a reeleição, aparecem no páreo o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Nomes de Caxias para deputado estadual e federal:
Afora as candidaturas naturais pela reeleição e outras já conhecidas, fruto da disputa municipal, poucos nomes novos surgem nos partidos de maior projeção em Caxias. Siglas menores começam a apresentar suas apostas.
:: PDT
Deputado estadual Vinicius Ribeiro _ concorre à reeleição
Secretário municipal de Esporte e Lazer, Washington Cerqueira _ concorre a deputado federal
Outro nome deve ser indicado para deputado estadual, devendo ser definido entre secretários municipais e vereadores. O presidente do PDT e vereador Pedro Incerti é a atual tendência.
:: PT
Pepe Vargas _ deputado federal licenciado, atualmente ministro do Desenvolvimento Agrário, concorre à reeleição. Não está descartada a possibilidade de ir ao Senado.
Deputada estadual Marisa Formolo _ concorre à reeleição
Deputado estadual Marcos Daneluz _ concorre à reeleição
Os vereadores Rodrigo Beltrão e Denise Pessôa são alternativas, havendo mudança no quadro.
::PMDB
Vereador Mauro Pereira _ pleiteia indicação do diretório municipal para concorrer a deputado federal
Vice-prefeito Antonio Feldmann _ deve sair indicado pela Coordenadoria Regional dos Vinhedos, da qual é presidente, para deputado federal
Deputada estadual Maria Helena Sartori _ concorre à reeleição
Vereador Edson da Rosa _ atual tendência de outra alternativa para deputado estadual
Também figuram na lista para a Assembleia Legislativa, o vereador Felipe Gremelmaier e o secretário de Gestão e Finanças, Carlos Búrigo.
:: PCdoB
Deputado federal Assis Melo _ concorre à reeleição
Secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira _ concorre a deputada estadual
Vereador Rafael Bueno _ atual tendência também para deputado estadual
:: PP
Vereador Guila Sebben _ concorre a deputado estadual
:: PTB
Os vereadores Zoraido Silva, Flávio Dias e Flávio Cassina, além do secretário de Obras, Adiló Didomenico, são alternativas. O vereador Dias anunciou que sua filha, Katiúsia Dias, concorrerá a federal.
:: PRB
Vereador Daniel Guerra _ recém filiado, é alternativa para concorrer a deputado estadual
::PSB
A intenção é ter candidato a deputado estadual e a federal. A definição será entre o presidente do Samae, Elói Frizzo, o advogado Vitor Hugo Gomes e os vereadores Edi Carlos e Raimundo Bampi.
:: DEM
Indefinido. Se tiver candidatura, será para deputado estadual.
:: PSDB
A previsão é ter candidato a estadual e federal. Dentro de 15 dias, o presidente do partido no Estado, Adilson Troca, deve vir a Caxias para definir.
:: PTdoB
Presidente estadual Natalino Sarapio _ concorre a deputado federal
Deputado estadual: indefinido
:: PR
Embaixatriz da Festa da Uva Valdnéia Borges de Abreu _ concorre a deputada estadual
Eleições 2014
Partidos investem em várias frentes a um ano da eleição
Este sábado é a data final de filiação para quem pretende concorrer
GZH faz parte do The Trust Project