Voto direto da comunidade para escolher a rainha e princesas da Festa da Uva, de Caxias do Sul está sendo defendido pelo vereador Renato Nunes (PRB). Ele protocolou projeto nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, justificando que a medida serve para resgatar a origem do evento, bem como dar a oportunidade à população caxiense para a escolha das futuras rainhas e princesas.
De acordo com o projeto de Nunes, elas serão escolhidas por voto direto, secreto, universal e facultativo dos cidadãos do município, em data e processo eleitoral a ser definido pelo Executivo. Na justificativa do projeto consta: "a eleição da rainha em seu primeiro evento teve a participação de toda a população do município, que através de eleição direta, elegeu sua soberana".
O vereador entende que o projeto dará maior envolvimento do povo junto à festa e maior transparência na escolha das candidatas, além de incentivar a população a exercitar seu direito ao voto como ferramenta forte da democracia.
Outro argumento é que haverá a oportunidade para que qualquer moça possa se inscrever, divulgar suas ideias, conhecimento e expor o seu desejo de ser rainha da maior festa comunitária do Brasil.
O projeto poderá receber opiniões e ser modificado e, ao final, melhorado, diz o vereador no projeto que deu entrada na Câmara.
A escolha para a Festa da Uva 2014 ocorreu no último sábado, quando foram eleitas a rainha Giovana Dannenhauer Crosa e as princesas Gabrielle Debastiani e Karina Muniz Furlin.
Soberanas
Vereador quer eleição direta para rainha e princesas da Festa da Uva, em Caxias do Sul
Renato Nunes (PRB) defende que desta forma haverá maior envolvimento da comunidade e maior transparência
GZH faz parte do The Trust Project