Desde 2011, Caxias do Sul conta com uma lei para que uma construção não seja erguida sem a companhia de pelo menos uma árvore. E atualmente, tramitam na Câmara de Vereadores pelo menos duas propostas que tratam do assunto: uma, mais simples, que propõe o plantio por concessionárias de veículos e outra para atualizar um decreto de 1998 que estipulou normas para a arborização de todo o município. São os mecanismos legais de defesa às árvores da cidade, que têm o Dia da Árvore assinalado neste sábado, dia 21 de setembro.
Segundo o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Adivandro Rech, uma equipe da secretaria, formada por uma arquiteta urbanista e dois biólogos, também trabalha na atualização do mesmo decreto. Uma empresa, provavelmente uma instituição de ensino superior, será contratada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para fazer um diagnóstico que embasará o Plano Diretor de Arborização Urbana. O levantamento contempla, por exemplo, o inventário das árvores e a localização das redes de esgoto, água e eletricidade.
- Temos árvores erradas plantadas em locais errados. Quando a gente percebe que tem um jerivá, que pode chegar a 10 metros, plantado embaixo da rede elétrica, precisamos sacrificá-lo.
Um projeto-piloto foi implantado em oito quadras da Avenida Júlio de Castilhos para estimar quanto tempo, recurso e servidores serão necessários para a arborização da cidade. Algo semelhante irá ocorrer em um bairro a ser definido pela Semma. A ideia, segundo Adivandro, é concluir a atual gestão da prefeitura com o Plano de Arborização Urbana em vigor em todo o município.
Meio Ambiente
Prefeitura de Caxias do Sul vai elaborar Plano Diretor de Arborização Urbana
Projeto-piloto foi implantado na Avenida Julio de Castilhos. Bairro também será contemplado nessa fase de teste.
GZH faz parte do The Trust Project