A tecnologia de reaproveitamento do lixo para geração de energia, bem como produção de gás e adubo, é um dos assuntos que leva o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), e o diretor-presidente da Codeca, Valter Augusto Webber, à Coreia do Sul. A viagem inicia-se nesta quinta-feira e se estende até dia 29.
Há cerca de 60 dias, o município recebeu a visita dos coreanos interessados em fornecer tecnologia. Agora, os caxienses irão a Seul e à cidade de Guri a convite da Samsung. O objetivo é conhecer iniciativas que possam servir de exemplo para projetos a serem implantados na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores. Considerado como um caminho futuro e necessário, o custo estimado para a implantação de uma usina é de US$ 200 milhões.
Além de conhecer usinas, Alceu e Webber farão visitas a unidades de pesquisa em alta tecnologia, diante das tratativas para implantação do Polo Tecnológico junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS). Alceu cita como exemplo o existente na Unisinos em São Leopoldo. Já no dia 5 de agosto, o prefeito segue até Bogotá para conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte coletivo, a convite da Marcopolo. À Colômbia, Alceu irá acompanhado do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho.
O prefeito Alceu transmitiu no final da tarde de quarta-feira, em solenidade no gabinete, o cargo para o vice-prefeito Antonio Feldmann (PMDB). Ele assume interinamente o Executivo até dia 31 de julho. É a primeira viagem internacional do prefeito.
Em busca de inovação
Prefeito de Caxias vai à Coréia do Sul para conhecer tecnologia de reaproveitamento do lixo
Alceu Barbosa Velho (PDT) transmitiu o cargo para o vice, Antonio Feldmann (PMDB)
GZH faz parte do The Trust Project