O secretário estadual de Esporte e Lazer e ex-deputado estadual Kalil Sehbe (PDT) pretende integrar uma chapa majoritária na eleição de 2014. O desejo dele é ser indicado para a disputa a governador pelo PDT, caso essa tese, que é defendida pelo deputado federal Vieira da Cunha, saia vencedora.
- O PDT ter um candidato para o governo do Estado seria mais para 2018, mas se o partido achar que deve ter candidatura própria (em 2014), vou colocar meu nome à disposição para governador - anuncia Kalil.
Ele admite que pode sair a vice numa composição, preferencialmente na chapa encabeçada por Tarso Genro (PT). Kalil ressalta que o PDT tem um compromisso de lealdade com o governador. Se a intenção de integrar uma chapa majoritária não se concretizar, o secretário estadual antecipa que será candidato a deputado estadual.
O PDT é cobiçado para compor com o PT e com o PMDB, provavelmente indicando o candidato a vice. Com dois nomes de Caxias sendo apontados para encabeçar a chapa do PMDB (o ex-governador Germano Rigotto e o ex-prefeito José Ivo Sartori), além do fato de o atual vice-prefeito ser peemedebista, a manifestação de Kalil traz um novo elemento ao já truncado encaminhamento do processo eleitoral entre os pedetistas.
- Sei desse desejo do Kalil, mas há uma hierarquia no partido que deve ser respeitada. Essa é uma decisão de todo o partido a ser tomada mais adiante - alerta o presidente do PDT, Edson Néspolo, que reforça a intenção de apoiar o ex-prefeito Sartori numa possível indicação para disputar o Piratini.
Diante da hipótese de seu partido concorrer como cabeça de chapa no próximo ano, o prefeito Alceu Barbosa Velho sintetiza:
- Não acredito, o PDT não tem musculatura. As outras duas teses são respeitáveis e podem acontecer. Eu apoio quem o PDT apoiar.
Leia a reportagem completa na edição desta terça-feira.
Eleições
Secretário estadual Kalil Sehbe, de Caxias do Sul, quer integrar chapa majoritária em 2014
Se o PDT decidir ter candidatura a governador, ele colocará seu nome à disposição, mas também admite concorrer como vice
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: