Uma pesquisa irá nortear o rumo do PTB nas eleições de Caxias do Sul. A decisão foi tomada na noite de terça-feira pela executiva estadual, que defende candidatura própria a prefeito.
O levantamento será feito por um instituto contratado pelo partido, em um prazo previsto de oito dias. A diferença em relação a outras pesquisas recentes feitas na cidade será a inclusão, em cenários distintos, dos dois nomes considerados os mais expressivos do PTB: o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho e o ex-diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomenico.
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini, reforça a orientação do comando estadual por candidatura própria e diz que a decisão será tomada em conjunto pela executiva, pela comissão provisória que comanda o partido em Caxias e pelos pré-candidatos a vereador.
Na reunião em Porto Alegre, os líderes trabalhistas em Caxias levaram à executiva estadual o resultado da votação feita na noite anterior, em que integrantes da comissão provisória e pré-candidatos a vereador aprovaram a candidatura própria e, como segunda opção, o apoio a Alceu Barbosa Velho (PDT). Segundo Santini, essa segunda definição, pivô do descontentamento de Mansueto, não está em pauta por enquanto.
- A orientação é por candidatura própria. O Adiló, diante dos argumentos e do apelo feito, autorizou que seu nome fosse avaliado. Mansueto seria unânime, mas pediu alguns dias.
O curioso é que, publicamente, Mansueto já manifestou apoio a candidatura de Adiló, e Adiló, à de Mansueto. Os dois possíveis candidatos têm posições antagônicas quando se trata de alternativa à candidatura própria.
Mansueto defende a participação na majoritária, indicando o vice de outra sigla - há propostas de Marisa Formolo (PT), Assis Melo (PCdoB) e Milton Corlatti (DEM), sendo que este também aceitaria ser vice de Mansueto. Já Adiló, que presidiu com sucesso a Codeca no governo de José Ivo Sartori (PMDB), quer a permanência na situação, que terá na cabeça de chapa a dobradinha Barbosa Velho e Antonio Feldmann (PMDB).
A partir da pesquisa, os rumos do PTB poderão ser definidos no dia 18, quando Caxias do Sul sediará o encontro regional do partido, abrangendo mais de 50 municípios.
Eleições 2012
PTB fará pesquisa para definir rumo nas eleições de Caxias
Executiva estadual defende candidatura própria, com Adiló ou Mansueto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: