Um dos líderes comunitários mais respeitados de Caxias, o empresário Ricardo Golin está deixando o Partido Progressista (PP).
- Nós pensamos muito diferente, por isso vou ficar desfiliado - disse, poucas horas após o partido decidir apoiar a aliança formada por Alceu Barbosa Velho (PDT) e Antonio Feldmann (PMDB).
Golin esteve a um passo de ser vice de Pepe Vargas (PT), com o apoio da direção estadual e da maior líder do PP, senadora Ana Amélia Lemos. Só não foi porque Pepe virou ministro.
- A vitória da ala que se contenta por cargos e uma secretaria de segunda linha é vergonhosa - acrescentou, num ataque direto ao presidente do partido, Guila Sebben, que até abril ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Golin, que defendia a composição com Marisa Formolo, classificou a atual direção de covarde:
- Na política, assim como na vida, é preciso correr riscos.
Para o empresário, o PP comete o mesmo erro de 2008, quando não elegeu ninguém, nem à majoritária, nem para vereador. E, em se tratando do mesmo erro, projeta o mesmo resultado.
Na visão do dissidente progressista, caso não eleja vereador, o PP só não se extinguirá em Caxias "por sorte".
Essa sorte tem nome: Ana Amélia Lemos.
A senadora precisará do envolvimento dos 1,8 mil filiados na cidade para sua provável candidatura ao governo do Estado, em 2014.
Aliás, Golin está chateado com a senadora:
- A Ana Amélia fez falta. Estamos no segundo maior colégio eleitoral do Estado, e só isso justifica que ela tivesse sido mais incisiva na defesa da presença do PP na majoritária (a prefeito ou vice).
Tanto Golin quando o presidente do partido, Guila Sebben, garantem que, após a ida de Pepe para o ministério, a senadora não interferiu nos rumos do PP local.
Ana Amélia lamentou a saída de Golin do PP:
- Lamento profundamente, é um homem respeitável, notável. Eu e o Golin vivemos problemas parecidos, pois em Porto Alegre defendo a Manuela D' Ávila, e o diretório prefere o José Fortunatti. Mas devemos pensar na governabilidade, que às vezes se sobrepõe à questão ética.
Sobre sua participação, resume:
- Eu não sou dona do PP
Eleições 2012
Empresário Ricardo Golin anuncia desfiliação do PP de Caxias do Sul
Golin esteve a um passo de ser vice de Pepe Vargas (PT)
GZH faz parte do The Trust Project