A primeira tarde de Geni Peteffi (PMDB) no gabinete de prefeita, na terça-feira, foi bem movimentada. A peemedebista assinou diversos papéis e recebeu a imprensa, alguns amigos e uma comitiva da Câmara de Vereadores. Geni demonstrou-se à vontade e, apesar da fratura no quadril direito que lhe acompanha desde a semana passada e dificulta o andar, seu rosto esbanjou alegria. A parlamentar estava indisfarçadamente feliz e carinhosa. Parecia não saber onde colocar tanto contentamento.
- É um sonho que estou realizando - resumiu.
Às 15h, recebeu jornalistas para uma breve entrevista. Conversou com a imprensa sentada numa das cadeiras da mesa ao lado da do prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Durante todo o período evitou se acomodar na "cadeira do Zé" e disse que não vai sentar nela em respeito ao prefeito. Quinze minutos depois, a prefeita abriu as portas do salão nobre para os vereadores.
Com exceção de quatro parlamentares (Marcos Daneluz, do PT; Daniel Guerra, do PSDB; Renato Nunes, do PRB; e Vinicius Ribeiro, do PDT), todos os demais vieram prestigiá-la e parabenizá-la. Quase se emocionou. Ganhou beijos e abraços dos colegas da Casa que ela preside, aliás, o comando da Câmara era outro desejo político acalentado pela peemedebista.
A ida dos vereadores até o Executivo tinha um segundo propósito: conversar sobre projetos polêmicos em tramitação, em especial os que tratam dos direitos do funcionalismo público municipal. Geni questionou os parlamentares sobre as dúvidas que tinham a respeito das matérias e chamou alguns secretários para ajudar nos esclarecimentos. Foram cerca de 40 minutos de reunião fechada.
Rodeada de assessores e secretários, após a saída dos legisladores, Geni novamente atendeu à imprensa e recebeu outras pessoas da comunidade.
A queda
A fratura do quadril direito da vereadora Geni Peteffi é decorrente de uma queda, em sua casa. A parlamentar estava de alpargatas quando caiu e se machucou. A parlamentar conta que não imaginava passar por situação semelhante bem agora que iria assumir a prefeitura. Até se recuperar e por recomendação médica, a peemedebista tem usado andador e cadeira de rodas. A previsão, segundo a parlamentar, é que em 60 dias deverá estar bem. Geni está no posto de prefeita em exercício desde a última sexta-feira, quando o prefeito José Ivo Sartori pediu licença para viajar ao Chile e à Argentina juntamente com os viticultores premiados na Festa da Uva 2012.
Interina
Geni Peteffi despacha pela primeira vez no gabinete do maior cargo político de Caxias
Mesmo machucada, a peemedebista passou a tarde de terça-feira atendendo na prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project