Usuários do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul vão perceber a presença de torres com câmeras acopladas instaladas nas estações do transporte coletivo Pompéia, Ópera e Bento e nas Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante. Seis câmeras em cada torre monitoram quem circula pelo local e contam com identificação facial. Além disso, na torre há um botão vermelho que permite ao usuário chamar as forças de segurança por meio de contato com o Centro Integrado de Operações (Ciop).
Conforme nota divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (25), em caso de necessidade, o usuário aperta o botão, que está junto à torre, e conversa com o servidor, a quem pode relatar a situação ocorrida. O profissional, com a ajuda das imagens, que gravam 24 horas por dia, poderá auxiliar ou enviar uma viatura até o local.
Os equipamentos foram instalados nesta semana e visam aumentar a segurança da população que circula com o transporte coletivo. Além destas torres, cada parada de ônibus conta com mais quatro câmeras avulsas que também são interligadas ao sistema do Ciop.