Guilherme Dallazem Mariano, 32 anos, morreu em confronto com policiais militares na madrugada deste domingo, em Nova Prata. Na mesma ação, o policial militar Marcelo Wille Thurow, 42, acabou levando um tiro no rosto e foi hospitalizado em estado grave.
O caso aconteceu por volta da 1h da madrugada deste domingo (27), na Avenida Conego Peres, no Centro. A Brigada Militar (BM) havia sido acionada após denúncias de vizinhos sobre um caso de violência doméstica. Chegando na moradia, os policiais ouviram gritos de uma mulher, uma policial civil de Nova Bassano e namorada de Mariano. Segundo a corporação, ela era refém do homem e pedia socorro, pois estava sendo ameaçada com arma de fogo. Após tentativa de negociação para que Mariano liberasse a vítima e entregasse a arma, ele não obedeceu as ordens e disparou contra os policiais, que revidaram, conforme informou a corporação.
No tiroteio, o policial Thurow foi baleado. Ele recebeu o primeiro atendimento no Hospital de Nova Prata e, depois, foi encaminhado ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde segue internado. A mulher, que havia sido agredida pelo companheiro, foi conduzida para atendimento médico.
Mariano tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma, posse de drogas, furto de veículo, desacato, perturbação da tranquilidade, violação de domicílio e histórico de violência doméstica.
O apartamento onde o caso aconteceu foi isolado para o trabalho da Polícia Civil e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os agentes apreenderam uma pistola utilizada pelo agressor e que pertence à policial civil.