Um estabelecimento do setor de fotografias e maquiagens, que fica na Rua Marechal Floriano, no Centro de Caxias do Sul, teve as atividades suspensas na manhã desta quarta-feira (23). O local foi alvo de uma operação da Polícia Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, prefeitura e Procon, que interditou o estabelecimento cumprindo ordem judicial de medida cautelar. Os responsáveis são investigados pela prática de extorsão de clientes, principalmente mulheres idosas.
Conforme o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Duarte, a investigação aponta que as vítimas eram coagidas, de forma velada, a aderir à prestação do serviço. Os golpistas abordavam as mulheres em via pública e depois eram levadas a pagar pelo ensaio fotográfico.
– As vítimas eram aliciadas na rua e levadas para a sala de um edifício para fazer maquiagem e tirar fotos como "presente". Depois, eram surpreendidas e, às vezes, coagidas a pagar de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil – detalha o delegado.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos e celulares. Até o momento, a 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Caxias investiga cinco inquéritos relacionados ao caso. A Polícia Civil alerta que outras vítimas do mesmo golpe podem registrar ocorrência por meio da Delegacia de Pronto Atendimento ou pela Delegacia Online.