Após ameaças contra policiais, uma operação cumpriu 12 mandados e prendeu sete pessoas na manhã deste sábado (19), em Canela. Oitenta policiais civis e militares foram mobilizados na ação realizada na zona urbana e também em localidades da zona rural do município. Agentes da Polícia Civil e Brigada Militar de Canela atuaram com apoio do 1º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (1º BPAT) de Gramado, e da Brigada Militar de São Francisco de Paula.
De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, a operação Pulso Forte teve como alvo integrantes de um grupo que vinha realizando ameaças contra agentes da Brigada Militar, tanto da ativa quanto aposentados, em virtude da atuação das forças de segurança em combate ao tráfico de drogas no município.
— Policiais militares da cidade registraram ocorrências de que teriam sido ameaçados por um grupo de criminosos ligados ao tráfico de drogas. Instaurado o inquérito policial, representei pela decretação de prisão preventiva dos criminosos, todos eles conhecidos da Polícia Civil e da Brigada Militar aqui no município, com envolvimento pelo tráfico de drogas, alguns deles com determinação de prisão domiciliar ou mesmo de liberdade provisória em razão de prática de crimes recentes — afirmou Medeiros.
Conforme as denúncias, as ameaças contra a vida dos agentes vinham ocorrendo nos últimos três dias. Elas eram realizadas de forma presencial, sendo registradas em via pública, em locais como a área central da cidade. O delegado relata que um dos policiais chegou a ser abordado por integrantes do grupo na própria residência, na presença de seus familiares.
Até o final da manhã as equipes policiais seguiam na rua, buscando cumprir outros mandados de investigados que tiveram suas prisões decretadas na operação. O número total de investigados não foi divulgado pela Polícia Civil.