Em 2023, já foram registrados 70 contêineres de lixo incendiados em Caxias do Sul. O último foi no domingo (25), no bairro Cinquentenário. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), cinco equipamentos foram alvo de vandalismo.
Segundo a Codeca, só em 2023, o prejuízo registrado alcança a casa dos R$ 140 mil, já que cada contêiner custa, em média, R$ 2 mil. A companhia adquiriu 400 novos equipamentos para repor os que foram vandalizados nos últimos anos. Para se ter noção do prejuízo, em 2022, 119 equipamentos foram vandalizados . Em 2021, 109 contêineres foram incendiados.
A prefeitura, por meio da Guarda Municipal, traça estratégias para conter o vandalismo. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), uma prisão já foi realizada e a investigação está com a Polícia Civil.
De acordo com o o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a SMSPPS está monitorando diariamente os casos, com rondas ostensivas da Guarda Municipal que em como objetivo coibir esse tipo de crime na cidade.
— Com o trabalho intensificado, tínhamos apenas um contêiner incendiado no mês, até que neste domingo, em uma única região, foram danificados cinco equipamentos.
O Executivo pede que a comunidade denuncie atos suspeitos ou vandalismo por meio de vídeos ou fotos. As denúncias devem ser encaminhadas para o WhatsApp (54) 99215-1788. Quem preferir, pode entrar em contato com a Guarda Municipal, pelo telefone 153.