O pai de um bebê de seis meses foi denunciado pelo Ministério Público (MP), na última terça-feira (23), por tentativa de homicídio contra o filho, em Caxias do Sul. O promotor de Justiça Leonardo Chim Lopes também emitiu parecer favorável pela prisão preventiva do acusado. O crime ocorreu em 5 de abril. No dia, o homem, acompanhado da mãe da criança, levou o menino para o Hospital Geral (HG) e relatou que havia caído com o bebê no colo.
Conforme a denúncia do MP, o crime aconteceu por volta da 1h30min na casa onde a família mora. O denunciado, por motivos não esclarecidos, golpeou o filho na cabeça e no tórax, causando lesões no bebê.
— O denunciado assumiu o risco de provocar a morte da vítima, o que somente não ocorreu por circunstâncias alheias à sua vontade, uma vez que a mãe da criança chegou ao local, forçando-o a para com as agressões e levar a vítima para pronto e eficaz atendimento médico — explica o promotor na denúncia.
No dia em que o bebê foi internado, a Brigada Militar (BM) recebeu a ligação de uma enfermeira do pronto-socorro do HG, quando os pais chegaram com a criança, às 4h26min. Ela informou aos policiais que o menino estava com hematomas na cabeça e nas costelas. A mãe ficou com o bebê no hospital e o pai foi para a delegacia para registro da ocorrência.
Durante as investigações, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) pediu a prisão preventiva do pai por duas vezes, sendo uma delas antes do indiciamento por tentativa de homicídio. O inquérito apontou maus-tratos contra a criança, com base em depoimentos e no resultado de laudos e elementos apurados pelo Instituto Geral de Perícia. Conforme a polícia, a criança ficou internada até 28 de abril e teve sequelas devido aos ferimentos provocados pelo pai.