Três pessoas foram presas preventivamente nesta sexta-feira (17) em uma operação contra abigeato em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra. Segundo a Polícia Civil, o grupo é suspeito de furtar gado na região, abatendo e carneando os animais no próprio local, onde eram deixadas as cabeças e as vísceras.
Segundo as investigações, o grupo agia principalmente durante os finais de semana. Eles utilizavam cavalos para monitorar as fazendas e escolher os alvos mais fáceis. Quando anoitecia, retornavam ao local e abatiam o animal a tiros. O gado era cortado em diversas partes, as quais eram transportadas a cavalo até um veículo que aguardava em esconderijo na beira da estrada. Os suspeitos, ainda conforme a Polícia Civil, também faziam ameaças com armas de fogo a populares para que não fossem denunciados.
A ação desta sexta-feira também apreendeu duas armas de fogo, munições e uma ave silvestre em cativeiro. As investigações prosseguem para identificar outros criminosos que realizavam a receptação da carne furtada. O trio preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Vacaria.