Um homem de 25 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (23), em Caxias do Sul, como suspeito de ter cometido o homicídio de Luiz Cézar Fernandes Teixeira, 54 anos, no início de fevereiro. De acordo com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a vítima teria sido morta por engano. O verdadeiro alvo do crime seria o vizinho de Teixeira.
Conforme a investigação, a família do suspeito teria um desentendimento com o vizinho de Teixeira. Familiares e o verdadeiro alvo do crime teriam discutido por conta da negociação de uma residência.
Teixeira, que teria deficiência auditiva, morava em uma residência muito parecida com o vizinho que teve o desentendimento. Na hora do crime, o suspeito se confundiu, entrou na casa errada e disparou diversas vezes contra Teixeira. Antes do homicídio, o suspeito teria feito ameaças de morte ao rival - que, conforme a investigação, continuaram mesmo após o assassinato.
Além de testemunhas, a investigação também coletou imagens de câmeras que flagraram o momento do crime.
— É possível verificar que o atirador tem dificuldade de caminhar nas imagens. Isso confere com o fato do atirador ter sofrido um acidente de moto dias antes. Acidente, inclusive, registrado. Hoje, na prisão, ele ainda apresentava resquícios da dificuldade de andar — explica o titular da DPHPP, Caio Márcio Fernandes.
O suspeito, que não tem antecedentes criminais, responderá por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que dificultou defesa da vítima. O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário e fica à disposição da Justiça.
O crime
A vítima foi morta a tiros dentro da própria casa. O autor do homicídio chegou ao local em uma motocicleta preta, encontrou a vítima e cometeu o crime. Após, fugiu no veículo. Teixeira foi encontrado com marcas de disparos de uma arma calibre 9 milímetros.