A Polícia Civil instaurou inquérito nesta sexta-feira (25) para investigar um caso de abandono e maus-tratos de animais que ocorreu na tarde de 31 de outubro, em Caxias do Sul. Câmeras de segurança de uma casa na localidade de Santa Bárbara, no interior do bairro de Ana Rech, flagraram um homem tirando uma cadela e quatro filhotes de uma caminhonete em uma estrada. Depois, ele atropela um deles. O caso foi denunciado pelo vereador Juliano Valim (PSD) após as imagens chegarem para ele por meio das redes sociais, na última quarta-feira (23).
Conforme Edinei Albarello, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, o inquérito para apurar a ocorrência foi aberto a partir do registro policial. O suspeito ainda não foi identificado.
As imagens, que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, mostram um homem de camiseta branca e calça jeans tirando primeiro uma cadela e, depois, jogando quatro filhotes na via e no que se assemelha a um acostamento. Neste momento, o suspeito já agride os animais. Após fechar a caminhonete, o homem arranca com o veículo e atropela um dos filhotes que estava junto a roda traseira. O motorista para o veículo alguns metros adiante, mas não chega a descer e segue.
De acordo com Valim, o cachorro atropelado morreu. Dos outros cães, a cadela e um filhote não foram mais encontrados e dois filhotes foram adotados por uma família de Ana Rech. Nesta sexta, o vereador esteve na comunidade de Santa Bárbara com os assessores para colher mais imagens, conversar com mais moradores da região e ver os dois filhotes, que estão bem.
Além do registro de ocorrência, o vereador caxiense informou ter notificado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) sobre o caso, nesta sexta. O vereador defende que providências sejam tomadas.
— Precisamos que algo seja feito para que esse tipo de caso não aconteça mais — afirmou Valim.