Após dois dias de júri em Lagoa Vermelha, três réus foram condenados por assaltar uma propriedade rural e tentar matar três policiais militares. A sequência de crimes aconteceu em 2016, nos municípios de Esmeralda e Capão Bonito do Sul. O julgamento foi realizado no Fórum de Lagoa Vermelha, entre segunda e terça-feira (16). As penas somadas totalizaram 191 anos de reclusão.
José Leodir da Silva, 38 anos, foi condenado a 71 anos de prisão. William de Lima Tillwitz, 27, foi sentenciado a 70 anos e seis meses de reclusão. A pena de Volnei Cortes, 39, ficou em 49 anos e seis meses. Eles estão recolhidos nos presídios de Guaporé, Carazinho e Passo Fundo, respectivamente.
A advogada Marina Rodrigues Meneghin, que atua na defesa de Cortes, manifestou, por nota, que irá recorrer da decisão e buscar, inicialmente, a anulação do julgamento, por entender que houve ausência de quesito obrigatório na votação dos jurados. Na apelação, subsidiariamente, a defesa também pretende discutir a redução dos termos da pena aplicada.
O réu Silva foi representado pela defensora pública Daniela Bonatto Covatti, que afirmou que a Defensoria Pública também deverá recorrer, mas preferiu não se manifestar no momento. A reportagem não conseguiu contato com a advogada Priscila Souza da Rosa, que representou Tillwitz.
O assalto aconteceu no dia 4 de março de 2016, às 16h, na localidade de Vila Terezinha, interior de Esmeralda. Conforme o Ministério Público (MP), os três acusados renderam cinco pessoas e as colocaram no curral de gado da propriedade rural. Os assaltantes invadiram e vasculharam as residências e os galpões da fazenda, roubando dezenas de pertences e os colocaram numa Saveiro e numa Hillux das vítimas, utilizando os veículos para fuga.
Na denúncia, o Ministério Público ressaltou a violência dos assaltantes, que por diversas vezes ameaçavam matar as vítimas e colocar fogo nas residências.
Cerca de três horas depois do assalto, ainda durante a fuga, os assaltantes foram perseguidos e atiraram contra três policiais militares. O confronto aconteceu na Estrada Ratiel, no município de Capão Bonito do Sul. Ninguém foi ferido. Os bandidos fugiram e, na sequência, abandonaram os automóveis em que estavam, prosseguindo a fuga a pé pelo matagal.
O cerco policial foi realizado durante toda a madrugada até que, no amanhecer do dia seguinte, os três suspeitos foram presos em flagrante. Os objetos do roubo já haviam sido recuperados junto com os veículos abandonados.
Pelos tiros contras os policiais militares, os réus foram denunciados por três tentativas de homicídio qualificadas, o que levou o processo para o júri. Eles também foram acusados de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação de arma de fogo furtada. Somadas ao roubo majorado, as penas dos três condenados somou 191 anos de reclusão.