Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante por maus-tratos a animais no final de semana em Caxias do Sul. A prisão ocorreu no bairro Charqueadas na tarde de sábado (2). Na moradia foram encontrados três filhotes mortos e dois cães adultos, um macho e uma fêmea que foram recolhidos pela ONG SRD. Essa foi a segunda prisão por maus-tratos no município desde a sexta-feira (1º), quando um jovem de 20 anos foi preso depois de agredir e machucar um cão no bairro De Lazzer. Os casos chamam ainda mais a atenção porque esse é o mês conhecido como Abril Laranja, e é dedicado a ações de prevenção e conscientização para evitar crueldade contra animais.
De acordo com a Brigada Militar (BM), em relação ao último caso registrado, a tutora dos cães disse à polícia que os filhotes foram envenenados. No entanto, um laudo da ONG SRD que esteve no local, foi entregue a Polícia Civil. No documento, consta que os filhotes morreram devido à desidratação e desnutrição e também constatou presença de ectoparasitas. Os dois cães adultos, um macho e uma fêmea, pais dos filhotes, foram recolhidos e levados para atendimento veterinário.
Conforme informações da ONG, o macho apresenta ferimentos pelo corpo, e os cães estavam famintos. No pátio, não havia casinhas, alimentação e água, apenas potes vazios e muitas fezes, conforme a ONG. A mulher foi conduzida ao presídio. A pena para esse crime é de quatro a cinco anos de prisão e pode chegar a seis anos e meio conforme agravantes, como o caso da morte do animal.
Caso também em Farroupilha
Também na sexta, um caso chocou os moradores de Farroupilha: uma cachorra foi encontrada em um mato na Rua Vêneto, bairro Vicentina, com o focinho amarrado por uma fita isolante e um ferimento na garganta. Quatro filhotes da mesma raça foram localizados enterrados. Ela foi encaminhada para atendimento veterinário e passou por cirurgia. A cachorra se recupera no canil municipal da cidade.
Denúncias
Para denunciar maus-tratos a animais em Caxias é necessário entrar no site semma.caxias.rs.gov.br ou ligar para o telefone (54) 3901-1445. Atualmente, não há plantão na secretaria, mas a Semma afirma que está ampliando o quadro de funcionários. As denúncias também podem ser feitas no cartório especializado da Polícia Civil que fica no 3º Distrito Policial, na Rua Dr. Montaury, no bairro Centro. É possível denunciar ainda no site da Polícia Civil do RS ou na Central de Polícia, na Rua Irmão Miguel Dário, 1.061, no bairro Jardim América.