É pela 3ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul que deverá ser concluído, nos próximos dias, o inquérito referente a um crime de maus tratos cometido em novembro de 2021. Ao menos esta é a estimativa do delegado Edinei Albarello, titular da DP que investiga o caso do cachorro que foi encontrado morto, com as patas amarradas, no Parque dos Macaquinhos, no dia 27 de novembro de 2021. A partir de informações, o suspeito de ter cometido o ato, chegou a ser detido pela Guarda Municipal ainda no dia seguinte ao fato. O homem de 22 anos foi ouvido pela Polícia Civil e liberado, mas será indiciado como suspeito do crime de maus tratos seguido de morte.
— Em depoimento ele confessou ter levado o cão pro interior do parque, mas disse que o animal já estava morto. Declarou que o mesmo tinha aparecido em sua casa alguns dias antes e morreu naquela noite. Que conduziu o cachorro até o parque para "descartá-lo" — relatou o delegado responsável, que já concluiu as diligências.
O corpo do cão — um vira-lata macho da cor caramelo — foi encontrado pela ONG Sem Raça Definida (SRD), após denúncias. Ele estava no chão, com as patas traseiras presas por um pedaço de pano. Também havia ferimentos no reto, o que levantou a suspeita de zoofilia por parte da ONG. Albarello afirma que laudo veterinário apontou manipulação humana no órgão, porém não é possível concluir de que forma ela foi feita. A partir de laudo, também, foi constatada morte por insuficiência respiratória que, conforme o delegado, sugere que tenha sido causada por asfixia mecânica ou intoxicação.
Após concluído, o inquérito será encaminhado para a Justiça que avaliará as evidências reunidas pela polícia. Caso seja considerado culpado, o indiciado poderá ser condenado à pena de 2 a 5 anos de prisão, aumentada de um sexto a um terço em razão da morte do animal.
Junto com o suspeito, encontrado no interior de uma casa abandonada na Rua Tronca, no bairro Panazzolo, estava uma cadela que foi recolhida pela Guarda Municipal e encaminhada à adoção pela ONG SRD, após ser castrada e vacinada.