Um homem identificado como Everton Luiz Martins Ortelli, 32 anos, foi preso em flagrante no final da manhã desta terça-feira (28) por roubo a pedestres. A ocorrência foi registrada por volta das 11h45min, na esquina das ruas Alceu Vamosy e Dr. Félix Spinatto, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. O homem era procurado após assaltar e levar os pertences de dois indivíduos nas proximidades da igreja do bairro Cinquentenário nesta terça.
Segundo uma das vítimas, que preferiu não ter o nome divulgado, ele e o namorado estavam tomando café da manhã na praça quando avistaram o homem se aproximando. Durante a abordagem, o autor do assalto pediu os pertences das vítimas, levando dois aparelhos de celular e um par de tênis. Ainda conforme a vítima, o homem permaneceu com a mão por dentro da camiseta e orientou os dois a não olharem para o rosto dele.
— Foi um susto muito grande porque tínhamos o parque como tranquilo, estamos sempre frequentando aquele espaço e nunca havíamos passado por uma situação como essa. Quando ele (assaltante) se afastou, começamos a correr atrás dele, pedimos ajuda para quem estava passando pelo local e tivemos essa sorte de ele ser encontrado — resume.
De acordo com a ocorrência policial, Ortelli foi detido por um oficial de justiça, que estava de recesso e em não cumprimento de mandato, após observar movimentação estranha do homem. Depois de correr com uma mochila nas mãos, o homem abandonou o acessório na calçada e escondeu-se embaixo de uma caminhonete quando percebeu a presença de viaturas de empresas de vigilância, que foram acionadas após o assalto aos dois indivíduos. Ortelli foi rendido e revistado, quando foram localizados dois aparelhos celulares, uma chave de fenda e também documentos pessoais.
As duas vítimas também foram acionadas e reconheceram o homem como autor do roubo. Na mochila que Ortelli carregava, foi localizado o par de tênis de um dos homens assaltados. A Brigada Militar foi chamada e conduziu Ortelli para a Polícia Civil. No meio da tarde, ele foi encaminhado ao sistema prisional. A prisão foi efetuada porque, na delegacia, foi constatado que o indivíduo era foragido, já que possuía outras ocorrências policiais, inclusive com mandado de prisão preventiva decretado nesta segunda-feira (27).
Ortelli é apontado também como autor de um assalto praticado no último dia 20 de dezembro, por volta das 10h30min, em um salão de beleza localizado na Rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul. Imagens das câmeras de vigilância mostram o homem, com boné vermelho, passando em frente ao estabelecimento.
Segundos mais tarde, ele entra no salão e anuncia o assalto. Por diversas vezes, é possível ouvir a funcionária do salão alertar que não havia dinheiro, mas as imagens mostram Ortelli procurando outros objetos no balcão da loja. A ação dura menos de um minuto. Como não encontrou dinheiro, ele levou dois celulares e fugiu a pé.