Um homem de 39 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira (19) suspeito de assassinar Josef Paulo Lüdke, 65 anos, em Nova Petrópolis. A prisão aconteceu no bairro Pousada das Neves. Lüdke foi espancado com diversos golpes na cabeça em um espaço de eventos, pertencente à família, no bairro Linha Imperial, próximo da RS-235. Ele foi encontrado caído com diversos ferimentos na noite de quinta-feira (18). O empresário foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu durante a madrugada.
O celular da vítima não foi encontrado, por isso um assalto foi cogitado. Também foram encontrados com o suposto autor objetos levados da propriedade da vítima, o que, a princípio, caracterizaria latrocínio, que é roubo seguido de morte. No entanto, o rumo da investigação mudou:
— Com o aprofundamento das investigações, a hipótese mais provável é de homicídio qualificado por motivo fútil. As motivações vamos verificar durante a semana — afirma o delegado Camilo Pereira Cardoso.
O suspeito conhecia a vítima, mas não tinha proximidade com o empresário:
— O acusado trabalhou como jardineiro no passado na propriedade da família, mas não foi contratado pela vítima. Ele trabalhou para quem a vítima contratou.
Ainda segundo o delegado, as imagens das câmeras de segurança que ficam na entrada da propriedade e nas proximidades ajudaram nas investigações.
— Com as imagens das câmeras foi possível comparar as vestes da imagem do suspeito de cometer o crime com as roupas encontradas na casa do indiciado.
Uma enxada e um pedaço de madeira manchados de sangue foram encontrados no local do crime. As ferramentas teriam sido utilizadas para golpear repetidamente o empresário na cabeça. A polícia aguarda o resultado da perícia. O suspeito foi interrogado e encaminhado ao presídio.