A Brigada Militar (BM) de Canela apreendeu oito armas de fogo nos 11 primeiros dias de 2021. O número representa um terço do que foi recolhido em todo o ano passado, quando foram capturadas 24 armas. Em 2020, a média foi de uma arma apreendida a cada 15 dias.
A prisão mais recente aconteceu na noite de domingo (10), por volta das 21h, durante patrulhamento na Rua Adolfo Seibt, no bairro São José, quando os PMs abordaram uma caminhonete S10. O motorista desobedeceu a ordem de parada e precisou ser contido. Uma pistola calibre 9mm foi apreendida e o homem de 24 anos, com antecedente por tráfico de drogas, segundo a polícia, foi preso em flagrante.
O capitão Ubirajara da Rocha Dill, comandante da BM em Canela, explica que as apreensões fazem parte do planejamento para o enfrentamento do crime organizado e do tráfico de drogas na cidade:
— Os resultados não são por acaso, pois as informações que nos chegam são filtradas e lançadas em um mapa do crime organizado. Conhecemos o modus operandi de cada organização criminosa da nossa área de ação. Esse ano daremos um combate efetivo ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas de fogo — afirma o comandante, que ressalta a importância da comunidade em auxiliar o trabalho policial com informações e denúncias sobre crimes.
A principal ação em 2021 aconteceu no primeiro dia do ano, quando sete adultos e um adolescente foram detidos com três armas. Naquela ocorrência, chamou atenção o fato de todos os envolvidos serem de fora de Canela. A "coincidência" se repetiu no dia 10, quando três tripulantes de uma Captiva foram presos com dois revólveres calibre .38. Dois dos presos eram foragidos da Penitenciária Estadual de Osório: um homem de 23 anos com histórico de duas tentativas de homicídios, tráfico de drogas e roubos; e outro de 26, com diversas passagens por roubos.
Esse intercâmbio de criminosos, segundo Dill, é apontado como uma características destes grupos criminosos: comparsas de outras cidades são utilizados para intimidar e executar rivais, dificultando a investigação policial.
Quem tiver informações sobre movimentações de suspeitos, tráfico de drogas ou armas de fogo pode denunciar pelo 190 ou no aplicativo Whatsapp no número (54) 98434.6389. Não é preciso se identificar.