A Operação Conatus esteve nas ruas de Caxias do Sul com o objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (2). A Polícia Civil faz a ação depois de monitorar por quatro meses uma organização criminosa especializada em furto, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) Luciano Righês Pereira, três homens foram capturados, sendo um deles preso pela segunda vez.
O grupo atua em diversas cidade da Serra há mais de dez anos, conforme a Polícia Civil. Os cumprimentos de mandados aconteceram no bairro Santa Fé e no distrito de Vila Seca e uma prisão ocorreu no bairro Esplanada, conforme Pereira. Na ação, foram apreendidas peças de caminhonetes, duas armas de fogo e objetos roubados de vítimas. Dez membros da quadrilha, já identificados, ajudavam na organização cometendo furtos, adulterando e escondendo os veículos furtados, ocultando lucros e auxiliando na logística do crime. Veículos adulterados eram vendidos para todo o Brasil. Segundo o delegado, dois líderes da quadrilha possuem longa ficha criminal na mesma prática.
Um dos participantes do esquema foi preso em flagrante enquanto furtava uma caminhonete no Bairro Madureira, em Caxias, em 25 de abril. Ele foi preso novamente na ação desta sexta. Ainda não foram divulgados mais detalhes da ação.