Um homem de 66 anos foi baleado durante uma ação policial no interior de Caxias do Sul na noite da última quinta-feira (20). Conforme o registro policial, os agentes do 4º Batalhão de Choque (4° BPChq) teriam confundido uma lanterna com uma arma de fogo. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e dois PMs foram afastados preventivamente. O caso foi registrado como disparo de arma de fogo e também é investigado pela Delegacia de Homicídios. Conforme boletim médico, o idoso permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade.
A perseguição aconteceu após a tentativa de arrombamento a caixas eletrônicos do Banrisul em Santa Lúcia do Piaí. Segundo o registro policial, os PMs tinham a informação de que um veículo Strada tinha participado do crime. Durante o deslocamento até a agência bancária, por volta das 22h, os policiais encontraram uma picape Strada vindo no sentido contrário.
O boletim de ocorrência descreve que o motorista da Strada realizou um "cavalinho de pau" ao avistar a viatura policial e iniciou fuga. Os policiais perseguiram os suspeitos e, ainda de acordo com o registro policial, o caroneiro da Strada colocou uma lanterna para fora do veículo e a mesma foi confundida com uma arma, o que levou os brigadianos a atirarem em direção à picape.
A perseguição prosseguiu por três quilômetros, até que o motorista da Strada entrou em uma rua sem saída. Os PMs realizaram a abordagem dos três tripulantes da picape e identificaram que o homem de 66 anos estava baleado.
Como no local não havia sinal telefônico e era muito distante da cidade, os próprios policiais socorreram a vítima e a encaminharam para o hospital.
Quatro policiais militares participaram da perseguição. Logo após o socorro da vítima, o quarteto prestou depoimento no 4º Batalhão de Choque. Em razão deste procedimento, um colega policial militar que não participou da perseguição foi até a Polícia Civil e relatou os fatos.
Os outros dois tripulantes da picape tem 37 e 75 anos. Nenhum material foi apreendido e ninguém foi preso durante a ocorrência.
Nesta segunda-feira (24), a Delegacia de Homicídios ainda aguardava para ouvir os policiais militares e os dois tripulantes da picape Strada.
— Foi registrado como disparo de arma de fogo. Agora, iremos ver os desdobramentos e o curso da investigação. Pode ser (enquadrado como) vários fatos, se foi uma tentativa de homicídio doloso, (homicídio) culposo, se teve dolo eventual ou se foi uma legítima defesa. É difícil antecipar o que aconteceu, temos que ouvir as partes e esperar o que a perícia irá apontar. É preciso ter calma para os procedimentos. É uma situação estressante. Por isso, é preciso esperar "baixar a poeira", ouvir todos os envolvidos com calma e ter o pleno esclarecimento da situação — explica o delegado Adriano Linhares.
Procurado pela reportagem, o comando do 4º Batalhão de Choque afirmou que manifestações sobre esta ocorrência seriam feitas pelo setor de Comunicação Social, para que as declarações "sejam uníssonas".
O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra) diz que esta ocorrência trata-se de um fato isolado, tendo sido aberto Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração dos fatos. As armas dos policiais militares foram apreendidas para perícia e dois policiais foram afastados preventivamente. Mais detalhes de como se deram os fatos serão esclarecidos só após conclusão do IPM.
O CRPO Serra aponta que oito policiais militares participaram da ocorrência, sendo que dois efetuaram os disparos e encontram-se afastados preventivamente das atividades de policiamento.
Sobre as circunstâncias, o CRPO Serra relata que o fato aconteceu durante o atendimento da ocorrência de furto e arrombamento a estabelecimento bancário em Santa Lúcia do Piai no último dia 20. Duas viaturas do 4° BPChq foram deslocadas e, já na estrada de acesso ao local, localizaram um veículo com características do envolvido na ocorrência que empreendeu fuga ao avistar as viaturas. Os disparos foram efetuados pela guarnição no acompanhamento do veículo suspeito.
A reportagem também fez contato com a família do idoso baleado, mas eles não quiseram se manifestar neste momento. A identidade da vítima é preservada.
Leia também
"Foi um movimento atípico", diz titular do Gabinete de Crise sobre aglomerações em Gramado
Guardas municipais de Farroupilha serão treinados para atuar como agentes de trânsito
Surto de covid-19 na maior cadeia de Caxias do Sul é considerado controlado