O grande número de apreensões de drogas tem surpreendido os integrantes da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tem sede em Caxias do Sul e fiscaliza a BR-116 e a BR-285 na Serra. De acordo com o assessor de imprensa da 5ª Delegacia, Mateus de Paula, os números fazem parte de um balanço com a comparação entre os seis primeiros meses deste ano em relação a todo o ano passado. Positivamente, os números do primeiro semestre de 2020, em apreensões, são maiores do que todo o 2019.
Durante entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra neste sábado (4), De Paula disse que de janeiro até junho deste ano, foi apreendida 1,8 tonelada de maconha, número bem superior aos 385 quilos recolhidos durante todo o ano passado, ou seja, um aumento de 419% nas apreensões apenas no primeiro semestre do ano. Em relação à cocaína, em 2019 as apreensões se resumiram a um quilo contabilizado da droga, enquanto neste ano, até o momento, já são contabilizados 200 quilos interceptados.
De acordo com o assessor de imprensa, também nos primeiros seis meses do ano foram apreendidos 2,17 milhões de maços de cigarro falsificados. Já esse número durante todo o ano de 2019, foi de 1,61 milhão de maços, significando um crescimento de apreensões de 2019 para 2020, na margem dos 134%. De Paula, acrescenta que além das apreensões de drogas, a PRF também teve sucesso em outras frentes, como por exemplo, na apreensão de 10 armas nestes seis primeiros meses e, entre elas, um fuzil calibre. 762 de uso exclusivo para operação de guerra.
— O setor de inteligência da PRF tem feito um grande trabalho no sentido de planejar ações que terminem com esse resultado positivo. Nós mantemos nossas funções de fiscalização no trânsito e ainda essas ações contra o crime — completa De Paula.
Ouça aqui, entrevista com o assessor de imprensa da 5ª Delegacia da PRF, Mateus de Paula