Um incêndio de grandes proporções atingiu a reserva ambiental Parque dos Pinhais, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul. A área faz parte da bacia de captação do Sistema Marrecas e pertence ao Samae. O fogo teve início por volta das 19h desta quarta-feira (15) e foi controlado somente às 2h desta quinta-feira (16) por equipes da Guarda Municipal.
A prefeitura de Caxias afirma que os bombeiros chegaram a ser acionados, mas a corporação garante que não recebeu chamado, o que foi confirmado pela Guarda Municipal. O Pioneiro teve acesso à reserva na manhã desta quinta, mas não conseguiu chegar à área do incêndio, que é de difícil acesso. No caminho, é preciso cruzar até mesmo um arroio, o que exige veículos off-road. Além disso, o terreno é acidentado.
Conforme o diretor-presidente do Samae, Ângelo Barcarollo, equipes da autarquia avaliam nesta quinta às dimensões da área atingida. As causas do incêndio não estão esclarecidas, mas uma possibilidade é que tenha se alastrado a partir de propriedades vizinhas.
— Naquela região a prática de queimada é normal. Mesmo com temperatura baixa, qualquer faísca levada pelo vento pode começar o incêndio. Não se tem indícios de que tenha sido criminoso. O que queimou foi praticamente área de campo. De mata foi pouca coisa — observa.
A reserva Parque dos Pinhais possui cerca de 600 hectares e foi criada em março de 2016. O objetivo é preservar as nascentes do Arroio Marrecas, além da flora e da fauna da região. A área também conta com um programa de reflorestamento.