As três cidades mais populosas da Serra tiveram redução nos crimes contra o patrimônio durante o primeiro mês completo de distanciamento social contra a pandemia de coronavírus. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha somaram 111 assaltos em abril. No mesmo período do ano passado, foram 193 roubos — o que representa uma queda de 42%. Nos furtos de veículos, Farroupilha contabilizou uma redução de 90% — foram 21 casos em 2019 e apenas dois neste ano. Por outro lado, as medidas restritivas não influenciaram nos índices de homicídios, que tiveram um aumento de 70% em razão da onda de crimes em Caxias do Sul, e nos de estelionatos, que cresceu 21% devido, principalmente, aos golpes pela internet.
Leia também
Caxias do Sul teve a maior alta de homicídios do RS em abril
Saiba como agia o grupo que lesou mais de 100 vítimas com falsas compras na Serra
Os dados do mês de abril no RS foram apresentados nesta quinta-feira (14) pelo vice-governador e secretário estadual da Segurança, Ranolfo Vieira Junior. Em todo o Estado, sete indicadores criminais tiveram redução, sendo que alguns tipos de roubos e furtos caíram pela metade. Embora a redução nos índices fosse esperada diante da menor circulação de pessoas nas ruas, o vice-governador reforçou o comprometimento e esforço dos policiais neste momento de crise.
— Não temos dúvida que o distanciamento social contribuiu para essa redução mais acentuada, mas, embora estejamos passando por este momento, as forças de segurança pública permanecem atuantes 24 horas por dia. Assim como os profissionais de saúde, os servidores da segurança estão presentes a qualquer momento — reforça Ranolfo.
Em Caxias do Sul, a redução dos assaltos levou ao melhor resultado dos últimos cinco anos. A principal queda aconteceu nos roubos a pedestres: foram 70 em abril, segundo a Brigada Militar (BM). Antes, a menor marca pertencia a outubro de 2018, com 91 casos. Além da redução da circulação de pessoas em razão do coronavírus, o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) aponta que abril foi um mês com mais PMs nas ruas em razão da suspensão das férias e das licenças, decretada pelo governo estadual para enfrentar a crise.
— Fundamentalmente, foi a redução da circulação de pessoas, com o comércio e as escolas fechados e o transporte coletivo reduzido, e a nossa atuação, que foi mais preventiva do que repressiva. A instrução era para evitar abordagens "desnecessárias", pois a preocupação e o temor de ser contaminado era muito maior (no início da pandemia), inclusive sobre conversar com as pessoas e pegar documentos para verificação. Assim, a estratégia foi ter mais patrulhamento e presença em locais de bastante movimentação — explica o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, que salienta que nenhum policial militar foi contaminado pelo coronavírus em Caxias do Sul.
Sobre a queda de 90% dos furtos de veículo em Farroupilha, o major Juliano Amaral destaca que este é um delito que a Brigada Militar estava combatendo há quase dois anos.
— Desde 2018, quando houve um pico, atuamos em cima deste delito. Tivemos um trabalho de identificar quem furtava carro para tirar peças e comprar drogas. Este pessoal, depois de várias prisões e solturas, parou de agir. É uma redução que já estava acontecendo e pode ter sido acentuada pela pandemia — comenta o subcomandante do 36º BPM.
Meses com menor número de roubos a pedestre em Caxias do Sul:
Janeiro de 2016: 149
Dezembro de 2017: 121
Outubro de 2018: 91
Outubro de 2019: 99
Abril de 2020: 70
INDICADORES CRIMINAIS NA TRÊS CIDADES MAIS POPULOSAS DA SERRA
Roubos
Abril de 2019: 193
Abril de 2020: 111
Redução de 42%
Roubos de veículo
Abril de 2019: 44
Abril de 2020: 42
Redução de 4%
Estelionato
Abril de 2019: 194
Abril de 2020: 236
Aumento de 21%
Furtos
Abril de 2019: 460
Abril de 2020: 256
Redução de 44%
Furtos de veículos
Abril de 2019: 136
Abril de 2020: 90
Redução de 34%