Pela segunda noite seguida, a Brigada Militar usou bombas de efeito moral e tiros anti-motim para dispersar um tumulto na região da Estação Férrea, em Caxias do Sul. Desta vez, o episódio ocorreu por volta de 1h30min desta terça (25). Na noite anterior, foram duas situações de uso de bomba de efeito moral, uma por volta das 23h e outra pouco tempo depois, ainda antes da meia-noite.
Conforme o major Diego Soccol, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), as ações foram necessárias após os policiais terem formado linha para liberar o trânsito nas ruas da região, onde havia concentração de pessoas no entorno de bares.
— Tivemos alguns atos de vandalismo, com queima de contêineres, depredação de paradas de ônibus, trancamento de vias, som alto, policiais que receberam garrafadas. Foi necessária sim essa atuação de choque, com bombas de efeito moral, luz e som, gás e, inclusive, disparos anti-motim — afirma.
Leia mais
Brigada Militar usa bombas de efeito moral para dispersar tumulto na Estação Férrea de Caxias
Segundo Soccol, foram feitas reuniões com autoridades do município e organizadores de eventos de Carnaval nos dias anteriores para delimitar horários de duração das festividades. O major afirma que as atuações da Brigada se deram após os horários de encerramento pré-estabelecidos nessas reuniões.
Em relação à prevenção de situações como essa, Soccol afirma que ações vêm sendo adotadas há algum tempo.
— Na verdade, as atuações dos órgãos públicos, em especial da Brigada Militar, acontecem há um longo período, com várias medidas para conter a aglomeração de pessoas em massa, como a restrição do horário dos estabelecimentos comerciais e restrição de estacionamento em alguns locais. Mas era previsível que, nesses dias de Carnaval, acabariam acontecendo ações neste sentido, tendo em vista a quantidade de pessoas que migram dos demais eventos para a Estação Férrea — comenta.
Na primeira noite, duas pessoas foram presas. Na madrugada desta terça, não houve prisões, e ninguém ficou ferido. Cerca de 40 policiais atuaram em cada noite.