A intensificação de rondas da Guarda Municipal nas unidades básicas de saúde de Caxias do Sul é a primeira medida que será tomada pela Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) para tentar conter a onda de violência que ocorre desde o final do ano passado no entorno das UBSs, principalmente na Zona Norte. Dois médicos, que trabalham nos postinhos dos bairros Pioneiro e Centenário, chegaram a ser ameaçados com armas de fogo e tiveram os carros roubados em frente às unidades.
— Essas rondas e as paradas estratégicas da Guarda serão mais frequentes em dias e horários de maior movimento de cada uma das UBSs. Os responsáveis irão nos informar para que possamos fazer um planejamento das ações juntamente com outros órgãos de segurança pública — salienta o diretor-geral da SSPPS, Alexandre Bortoluz.
Na quarta-feira (19) à noite, conselheiros comunitários, diretores da União das Associações de Bairros (UAB), médicos e funcionários que trabalham nos postos se reuniram na unidade do bairro São José para repassar os problemas enfrentados às autoridades. Em razão do envolvimento da Guarda na primeira operação Cerca Caxias, realizada durante a tarde e início da noite de quarta, Bortoluz acabou chegando ao final do encontro, mas conseguiu ouvir as ideias da comunidade e expôs as primeiras medidas que serão tomadas pela secretaria.
Operação Cerca Caxias
A Guarda Municipal, juntamente com a Brigada Militar (BM), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) monitoraram quatro pontos da cidade durante a Operação Cerca Caxias na tarde de quarta-feira. No total, 30 agentes participaram da ação.
Durante a abordagem, um foragido da justiça foi detido, além de uma pessoa por adulteração de veículo. O Cerca Caxias ocorreu na Perimetral Sul, RS-453 (nas proximidades da Plásticos Bazei), Rua Moreira César (próximo à Escola Evaristo De Antoni) e na Rua Ludovico Cavinatto (próximo ao acesso ao bairro Nossa Senhora da Saúde). No total, 200 pessoas em 133 veículos e 32 motos foram abordadas e foram aplicados 25 autos de infração.