Após oito meses de preparação, 28 alunos-soldados foram formados pela Brigada Militar (BM) em Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (6). A cerimônia faz parte de uma série de formaturas que apresentam os 2 mil novos policiais militares, que vão reforçar as ruas do Rio Grande do Sul a partir da segunda quinzena de agosto.
Leia mais:
Distribuição de novos soldados fará com que 15 cidades da Serra passem a ter cinco PMs
"Maior poder e resposta imediata", diz comando sobre nova tropa de choque na Serra
Governo do RS anuncia novo Batalhão de Choque e Serra ganhará 110 PMs em agosto
Os cursos de formação foram espalhados por batalhões de 22 municípios e a última solenidade está prevista para o dia 10 de agosto. Em Caxias do Sul, a cerimônia de formatura foi realizada na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), no bairro Kayser. Nesta quarta-feira (7), acontecerá a formatura de 28 alunos-soldados que fizeram sua preparação em Bento Gonçalves. Também haverá uma formatura em Igrejinha, município que integra o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), que atende a Região das Hortênsias, na quinta-feira (8).
Como é tradicional em cursos de formação, a BM não divulga quantos policiais irão para cada município, mas alguns critérios já foram anunciados pelo governo estadual. O primeiro é garantir que todos os municípios gaúchos tenham um efetivo mínimo de cinco PMs. Esta falta de policiais é um problema em 30% das cidades gaúchas, incluindo 15 municípios da Serra que serão beneficiados com a medida e passarão a ter cinco policiais militares a partir de agosto.
A distribuição dos 2 mil novos soldados também permitirá a criação de um Batalhão de Choque na Serra, com 110 policiais. A sede será em Caxias do Sul, mas a tropa é considerada estratégica por sua mobilidade e capacidade de atender a todos municípios da região. O batalhão será acionado para responder a ataques a bancos e garantir da ordem em uma manifestação com milhares de pessoas.
Também há a promessa de que Caxias do Sul receberá um mais PMs por integrar a lista dos 18 municípios mais violentos do Estado. Segundo o governo, essas cidades, além de reunirem 45% da população do RS, responderam por 89% dos roubos de veículos, 88% dos assaltos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos. Por isso, 1.127 PMs, o que representa 58% do efetivo total a ser distribuído, irá reforçar os batalhões destas 18 cidades.