Caxias do Sul está entre os 80 municípios que mais tiveram assassinatos em 2017, aponta o principal levantamento de dados sobre a violência no Brasil. O Atlas da Violência 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A comparação entre a população dos municípios analisados, contudo, coloca Bento Gonçalves como o município mais violento da Serra e em nono no Rio Grande do Sul — enquanto Caxias do Sul aparece como 15º no Estado.
Leia mais:
Apenado em prisão domiciliar é o quarto assassinado em cinco dias em Bento Gonçalves
Chacina com cinco mortos em Bento Gonçalves é a maior do ano no RS
Pela primeira vez, Bento Gonçalves chega a 40 assassinatos em um ano
Saiba por que 2018 é o ano mais violento na história de Bento Gonçalves
Por ter alcance nacional e confrontar a indiferença histórica dos governos em formular estatísticas sobre a violência, o Atlas da Violência é publicado com um "atraso" de dois anos. A importância do estudo é que seus números permitem a comparação entre locais com diferentes tamanhos de população, criando um padrão.
A situação da Serra exemplifica a intenção desta medida. Com 483 mil habitantes, Caxias do Sul contabilizou 131 assassinatos em 2017. Em Bento Gonçalves, foram 39 homicídios para 115 mil moradores. O número de vítimas em Caxias do Sul é maior, mas quando equivalemos as populações em 100 mil habitantes percebemos que o índice de mortes é maior na Capital do Vinho: 33,9 contra 27,1.
De acordo com o Atlas da Violências, em 2017, existiam 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. O estudo mostra que as taxas de homicídio destas cidades variou entre 2,7 e 145,7, sendo que a taxa média de homicídios nesse conjunto foi de 37,6 — portanto, Caxias do Sul e Bento Gonçalves estão abaixo da média.
Esta é a segunda parte divulgado do Atlas da Violência 2019. Em junho, o Ipea divulgou a comparação por Estado. Em 2017, aconteceram 65.602 homicídios no Brasil, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. É o maior nível histórico de violência intencional no país.
O Rio Grande Sul contabilizou 3.316 homicídios, o que resulta em uma taxa de 29,3 mortes para cada 100 mil habitantes. O Atlas da Violência mostra que a taxa de homicídios do Estado cresceu pela quarta vez consecutiva e atingiu o maior número em 10 anos.