Sete apenados apontados como lideranças negativas foram transferidos do Presídio Estadual de Bento Gonçalves em uma operação na tarde desta segunda-feira (22). Conforme a direção da casa, estes detentos estavam organizando um plano de fuga. Durante a mobilização, todos os presos foram colocados no pátio e uma revista foi realizada. Não foram divulgados os nomes dos transferidos.
Leia mais:
"Expectativa é inaugurar até o fim de julho", diz governador sobre novo presídio de Bento Gonçalves
De acordo com a assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o alvo da operação foi a galeria A, das celas seis a 11. Cinco detentos foram levados para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador, e os outros dois foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Rio Grande.
Na mobilização, foram apreendidos 37 celulares, 217 gramas de maconha, 130 gramas de cocaína, 10 estoques e uma talhadeira, além de 15 carregadores de celular, 10 chips, quatro baterias e um pendrive.
Atualmente, o presídio de Bento Gonçalves abriga 354 apenados. A casa tem capacidade de engenharia para 96 presos. A comarca vive a expectativa pela inauguração de uma nova penitenciária, que está praticamente pronta na Linha Palmeiro e era prevista para fevereiro, mas já sofreu cinco mudanças no cronograma.
Participaram da operação o Grupo de Ações Especiais (GAES), agentes da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen) e agentes do presídio, com apoio do Samu, Bombeiros e Brigada Militar. O trânsito da Rua Assis Brasil, em frente a casa prisional, ficou parcialmente interrompido durante o início da tarde.