O duplo homicídio registrado contra o pai e a mãe de um filho viciado em drogas, em Bom Jesus, teve como principal motivação uma discussão após o casal negar dinheiro para ele comprar entorpecentes. Mateus Fonseca da Silva, de 30 anos, foi preso em flagrante na sexta-feira (14), depois de ter assassinado o pai a facadas, e a mãe, degolada e com um tiro na testa. As vítimas foram identificadas como Gomercindo Rodrigues da Silva Filho, 61 anos, e Maria do Carmo Fonseca da Silva, 57 anos. Eles foram assassinados no quarto de casal enquanto dormiam, em uma fazenda na localidade de Mandaçais, interior do município, onde o casal trabalhava como caseiros.
Segundo o depoimento do filho à polícia, ele admitiu ser o autor do crime, e usuário de drogas há mais de 15 anos. Ele havia discutido com os pais diante da negativa deles em oferecer dinheiro ou pertences pessoais para ele comprar drogas. Conforme o delegado regional de Vacaria, Carlos Alberto Defaveri, ele cometeu o crime na noite de terça-feira (11). Até ser abordado pela polícia na tarde de sexta, passou os dias consumindo crack enquanto os corpos dos pais permaneciam no mesmo cômodo em que foram assassinados.
A polícia efetuou a prisão em flagrante por duplo homicídio qualificado, por motivo torpe e por não oportunizar qualquer chance de defesa às vítimas. Ele foi preso preventivamente e encaminhado ao presídio estadual de Vacaria.
O delegado Defaveri afirma que a natureza violenta do crime chocou até mesmo os policiais, que são acostumados a acompanhar situações de violência diariamente. Segundo o delegado, em nenhum momento Mateus se mostrou arrependido ou triste por conta do crime que cometeu.
— Na local, e posteriormente na delegacia quando ele admitiu o crime, ele se mostrou frio. Quando ele chegou do serviço na terça, pediu dinheiro para comprar drogas, e houve uma discussão. Depois da janta, os pais foram dormir e ele foi para o seu quarto, esperando o momento para cometer essa atrocidade – afirma o delegado
O inquérito policial deve ser concluído nos próximos dias e a polícia vai solicitar que ele permaneça em reclusão enquanto responde pelo crime na Justiça. Os corpos dos pais foram encaminhados ao Departamento Médico Legal de Vacaria.