Após 15 meses, o Presídio Regional de Caxias do Sul voltou a receber uma operação pente-fino. Cerca de 50 agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Civil participaram das buscas. Foram apreendidos 98 celulares, 3,8 quilos de drogas e até uma arma de fogo artesanal. O resultado é semelhante ao da última operação, em 2017, quando também foi apreendido um telefone para cada quatro presos.
Leia mais:
Operação envolvendo 50 agentes faz buscas no Presídio Regional de Caxias do Sul
Revista geral apreendeu um celular para cada quatro presos no Presídio Regional de Caxias do Sul
A operação conjunta desta quinta-feira (23) cumpriu objetivos dos dois órgãos de segurança pública. Enquanto a administração prisional precisava realizar o procedimento que deveria ser rotina nas cadeias, a Polícia Civil pretendia cumprir mandados de busca e apreensão referente à investigações de homicídio e estelionatos. Nas devidas celas, foram recolhidos anotações, celulares e outros materiais que podem auxiliar no esclarecimento da autoria dos crimes.
As buscas foram feitas nas galerias B e C. O Presídio Regional abriga 416 homens e 81 mulheres.
Esta é primeira revista geral que o Presídio Regional recebe desde agosto de 2017. Na ocasião, foram apreendidos 90 celulares — ou seja, um telefone para cada quatro presos (eram 396 naquela ocasião). Os resultados impressionavam ainda mais levando-se em conta que a revista só ocorreu na Galeria A (com 187 apenados) devido à forte chuva daquela manhã — foram apenas 16 das 24 celas revistadas.
Antes daquela operação, o Presídio Regional ficou seis anos e cinco meses sem receber um pente-fino. A recomendação da própria Susepe é que este tipo de operação aconteça, pelo menos, uma vez por ano. O procedimento coloca dos detentos no pátio, realiza busca por drogas, armas e celulares nas celas e faz uma avaliação estrutural das celas e galerias.
O que foi apreendido:
:: 98 celulares
:: Diversas estoques (facas, ferramentas, etc)
:: Arma de fogo artesanal
:: 2,8 quilos de maconha
:: 787 gramas de cocaína
:: 270 gramas de crack