A Polícia Civil realizou, na tarde de quarta-feira (22), uma das maiores apreensões de drogas sintéticas do Rio Grande do Sul. A operação, intitulada Breaking Bad, apreendeu, em São Leopoldo, um total de 8,4 mil comprimidos de ecstasy.
De acordo com a investigação, as drogas podem chegar a um valor de mercado de R$ 500 mil, considerando que os comprimidos chegam a ser vendidos por R$ 60. O material abastecia rede de tráfico da região metropolitana de Porto Alegre e da Serra Gaúcha.
A ação conjunta da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, sob coordenação do delegado Thiago Lacerda, e da Draco Caxias do Sul, liderada pelo delegado Adriano Linhares, foi a maior realizada pela polícia neste ano.
Ela foi desencadeada após investigações realizadas ao longo de cinco meses, que deflagraram a operação Candy Shop, em Caxias do Sul, no final do ano passado. Na ocasião, foram monitoradas a compra e venda de drogas sintéticas na região.
Os comprimidos apreendidos pela polícia estavam na casa de Robson Vasconcelos, de 33 anos, que foi preso em flagrante em São Leopoldo e conduzido ao sistema prisional. O homem atuava como distribuidor e foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Criminal de Caxias do Sul.
— Ele tinha uma posição importante dentro da investigação da operação "Candy Shop" e sua prisão fecha mais uma peça do quebra-cabeça da investigação de drogas sintéticas na Serra Gaúcha — afirma o delegado Linhares.
Segundo a polícia, Vasconcelos foi identificado a partir dos mandados cumpridos na primeira fase da operação, que prendeu o líder do grupo e sua companheira. Conforme a investigação, era ela quem efetuava o pagamento das drogas a Vasconcelos.
De acordo com os agentes, os três abasteciam a região da Serra Gaúcha, sendo que as drogas eram destinadas a traficantes menores, que vendiam os comprimidos em festas de música eletrônica.
Foragido
Arthur Demori Menezes, que estava foragido a partir da deflagração da Operação Breaking Bad, foi preso durante primeira audiência do processo referente a Operação Candy Shop, na tarde desta quinta-feira (23). O processo tramita na 4ª Vara Criminal com nove réus.
Saldo da operação
Ao todo foram cumpridos 12 mandatos, totalizando 11 prisões preventivas e 6 prisões em flagrante por associação para o tráfico, envolvendo também as cidades de Esteio, Vacaria, São Gabriel e Santa Maria. Além dos 8,4 mil comprimidos de Ecstasy, foram apreendidos: 1,4 kg de maconha, 22 pontos de LSD, 10 porções de cocaína prontas para venda, balanças de precisão, dinheiro e materiais utilizados no manejo das drogas.
Leia também
Adoção é tema de debate na UCS em Caxias
Trânsito segue em meia pista após queda de barreira na Rota do Sol
PT de Caxias do Sul garante que terá candidato à prefeitura
Jair Bolsonaro diz que atos de domingo são manifestações espontâneas da população