A Polícia Civil interceptou uma tentativa de extorsão e prendeu dois homens em flagrante na Serra na tarde de quinta-feira (18). A vítima é um morador de Lajeado que veio até Caxias do Sul para vender sua caminhonete, mas caiu em um golpe. Na sequência, os criminosos passaram a exigir dinheiro da vítima insinuando que devolveriam o veículo.
Leia mais:
"Não devolve o carro. Só faz o imaginário e pega o dinheiro", explica preso em Caxias
Polícia Civil alerta para vítimas não negociarem com ladrões de carros
Garagens de aluguel em Caxias são usadas como esconderijos para veículos roubados
O delegado Adriano Linhares lembra que é comum esta prática dos criminosos não ficarem satisfeitos em "apenas" subtrair o veículo da vítima. Por telefone, eles buscam negociar com a vítima um valor para devolver o automóvel. O chefe da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), contudo, ressalta que este é outro golpe para tirar mais dinheiro da vítima, e que o veículo não será devolvido.
— Tu que quis assim, quis envolver a polícia, agora pede para a polícia um dinheiro emprestado para dar de entrada num outro automóvel para o senhor andar, trabalhar e usar. Já que gosta e é favor de polícia, vai lá e pede para a polícia um carro para usar — disse um dos criminosos em um áudio enviado para a vítima de Lajeado.
Na conversa, o bandido enviou fotos da caminhonete furtada para ameaçar a vítima.
— Mata a saudade dela aí. Porque ver ela, pelo menos inteira do que jeito que está aí nas fotos, tu não vai mais ver — afirmava.
Apesar das ameaças dos criminosos, a investigação da Draco chegou até Jônatan Francisco dos Reis, 28 anos, e Cristian Felippe Mota Ramos, 29, que foram presos em flagrante. Na sequência, os policiais recuperaram a caminhonete da vítima e outros objetos que foram furtados junto com o veículo. A ação ainda apreendeu um Celta que foi utilizado pelos criminosos para a prática do crime.
Quem tiver informações sobre este tipo de crime pode denunciar pelo aplicativo Whatsapp da Draco no número (54) 98432-9312.