A Brigada Militar recebeu denúncias de um novo modo de atuação praticado por criminosos em comerciantes de Caxias do Sul. Eles dizem que pertencem a facções para intimidar e coagir proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade. As ameaças foram publicadas em vídeos nas redes sociais. O subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul, major Emerson Ubirajara de Souza, destaca que a BM e a Polícia Civil estão apurando a veracidade do conteúdo.
— Acreditamos que não são de Caxias. Pode ser mais um golpe contra proprietários de estabelecimentos — revela o major.
De acordo com o subcomandante, existem apenas dois registros de comerciantes locais que teriam feito o depósito aos criminosos.
— Não sabemos se os pagamentos foram feitos para uma facção, pois como pode ser um golpe, a pessoa fica com medo, vai lá e paga. Nem em Porto Alegre há registros de pessoas que foram mortas por não pagarem —aponta.
Como o caso viralizou em redes sociais, além de vídeos, surgiram áudios, supostamente de membros de facções, que afirmam que seu grupo não seria o responsável pelo ato criminoso. Eles acusam facções rivais. Conforme o major Ubirajara, não há a certeza da autoria e veracidade dos áudios porque qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode fazer uma gravação e postar nas redes sociais.
Como funcionaria o golpe
O criminoso se diz membro de uma suposta facção e entra em contato com um comerciante. Ele solicita um valor, seguido de mensalidade, e faz ameaças de morte e de incêndio ao estabelecimento comercial da vítima. Logo após, o criminoso envia fotos de armas e dados pessoais do proprietário para demonstrar o possível poder da facção e as consequências caso o "acordo" não seja cumprido com o pagamento estabelecido.
Ainda não há um fato comprovado de que as facções tenham feito alguma ação contra os comerciários que se recusaram a pagar a quantia. E nem há a confirmação de que esse conteúdo divulgado seja realmente de possíveis facções criminosas.
A BM orienta para que o comerciante que sofrer uma ameaça semelhante realize imediatamente o registro policial. A ocorrência pode ser informada pelo número 190 ou pelo WhatssApp da Brigada Militar de Caxias do Sul pelo fone 9 84141178.