Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e a Polícia Civil fechou um bingo que funcionava na Rua Borges de Medeiros, no centro de Caxias do Sul, por volta das 14h30min, desta sexta-feira. No momento da interdição, havia dezenas de pessoas jogando no local.
O estabelecimento já havia sido fechado pela prefeitura em 2016. À época, o bingo conseguiu uma liminar na Justiça para reabrir e continuar operando. O processo continuou tramitando. Em setembro de 2017, o município, por meio da Procuradoria-Geral, entrou com recurso para cassar a liminar, o que ocorreu recentemente.
O coordenador de operações da Secretaria de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, explica que a atividade de bingo é irregular e para que funcione como casa de jogos precisaria estar regulamentado e autorizado pela Caixa Econômica Federal, o que não é o caso:
_ Hoje recebemos a orientação da Procuradoria Jurídica do município para fazer a interdição deste e de quaisquer outros estabelecimentos do tipo que estejam funcionando.
Administrativamente, se o dono do estabelecimento descumprir a determinação, será multado.
Já na área criminal, a equipe da 1ª Delegacia da Polícia Civil que participou da ação recolheu a máquina de bingo e deve abrir inquérito para investigar a prática de contravenção penal.
O bingo já teria recorrido da última decisão da Justiça que permitiu o fechamento da casa.