Cerca de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida em Canela na tarde desta sexta-feira. A fiscalização foi feita por policiais civis e servidores da prefeitura em mercados, padarias e açougues de diversos bairros da cidade.
Os agentes verificaram a comercialização de carnes, laticínios e produtos com a data de validade vencida. Dois proprietários de dois mercados foram presos em flagrante pela prática de crime contra a relação de consumo, sendo encaminhados ao Presídio Estadual de Canela.
Em um dos mercados, no Centro, havia um abatedouro clandestino. A atividade ilícita foi flagrada pelos policiais e pelos fiscais da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. No local, ainda foram apreendidos cerca de 400 kg de carnes e 50 kg de queijo impróprios. O proprietário, que possui antecedentes pelo mesmo crime, foi preso em flagrante. O mercado foi interditado, sendo suspensas suas atividades até que sejam regularizadas as estruturas internas.
Em outro mercado, no bairro Canelinha, foram apreendidos mais de 100 kg de carne, centenas de remédios (cuja venda é controlada) e vasta quantidade de produtos vencidos, além de cigarros contrabandeados.
Os nomes dos estabelecimentos e dos presos não foram divulgados. Participaram da ação 15 policiais civis e sete servidores municipais. O material apreendido foi descartado pela Vigilância Sanitária do município.