A Polícia Civil de São Marcos investiga o homicídio de Nailde Maschio Lopes, 68 anos. O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Fazenda Ilhéus, interior do município de São Marcos, no limite com Caxias do Sul. O suspeito do crime, segundo a polícia, é o companheiro dela, um idoso de 92 anos.
De acordo com o delegado de São Marcos, Edinei Márcio Albarello, por volta das 7h, um filho do idoso ouviu um barulho vindo do quarto dos pais. Quando ele entrou, encontrou o idoso com uma faca na mão e a mulher ferida caída na cama. O filho, então, teria desarmado o pai. Samu e Brigada Militar foram chamados. A mulher morreu na ambulância, a caminho do hospital de São Marcos. Ela foi atingida embaixo de uma das axilas.
Ainda segundo o delegado, em depoimento, o idoso ficou confuso ao descrever os fatos.
— Ele não lembrava do que aconteceu e apresentava confusão mental. Só lembrava que o filho chegou e tirou a faca da mão dele. Não lembra de ter discutido com a companheira ou de ter agredido (a companheira). Dá a entender que o idoso desferiu a facada sem saber o que estava fazendo — relata o delegado.
A família não possuía histórico policial de violência doméstica. Em princípio, o chefe da Polícia Civil em São Marcos não vê um feminicídio (assassinato de mulher em razão do gênero).
— Em tese, por ser a companheira, é um feminicídio. Mas, pelo depoimento, não vemos esta vontade de matar em razão de (a vítima) ser mulher. Claro que todas as circunstâncias precisam ser melhor esclarecidas e tudo ainda será discutido (nas próximas etapas) — comenta Albarello.
Após prestar depoimento, o idoso foi liberado. Apesar de não ter dúvidas da autoria do homicídio, o delegado responsável decidiu por não divulgar a identidade do suspeito.
Este é o 12º assassinato registrado em São Marcos em 2018.