Em sua missão de reduzir os roubos de veículos em Caxias do Sul, a Polícia Civil tem encontrado um importante aliado: a população. A Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) ressalta que o número de reconhecimentos é decisivo para a redução de 45% no número de assaltos na comparação com o ano passado. Na terça-feira, os investigadores esclareceram cinco crimes ocorridos entre fevereiro e abril, que foram praticados por três grupos de criminosos diferentes.
Leia mais:
Suspeita de roubar em parceria com o namorado, mulher é presa em Caxias do Sul
Roubos e furtos de carros têm o menor índice dos últimos oito anos em Caxias do Sul
Quadrilha presa teria movimentado mais de mil carros em Caxias do Sul
A repressão aos roubos de automóveis foi uma missão recebida pelo delegado Adriano Linhares, titular da Defrec, em sua chegada a Caxias do Sul, em agosto do ano passado. O entendimento é que este crime é o que mais assusta a população por escolher vítimas aleatórias na rua e ser a mão armada, o que eleva o risco de se tornar um latrocínio (roubo com morte).
— Utilizamos todos os meios legais e disponíveis para a investigação, mas existe um ingrediente especial em Caxias: a população. A comunidade vem até a delegacia e aponta "foi este que me assaltou". É uma característica do caxiense e é algo excepcional para a investigação. A população se ergue e não compactua com este tipo de violência — destaca Linhares.
O delegado ressalta que há diversas linhas de investigação em andamento e foi uma coincidência os cinco casos terem sido resolvidos no mesmo dia. Quatro dos investigados estão presos e um suspeito é procurado. A Defrec ainda trabalha na identificação de outros dois assaltantes. Como os mandados de prisão são temporários, o que juridicamente significa que esta ainda é uma fase preliminar das investigações, a Defrec não divulgou o nome dos suspeitos.
— Iremos formalizar algumas investigações e respeitar os prazos legais. Em breve, devem ser remetidos ao Poder Judiciário — afirma o delegado Linhares.
ROUBOS DE CARRO EM CAXIAS DO SUL:
Primeiro trimestre de 2017: 234
Primeiro trimestre de 2018: 129 (redução de 45%)
OS ASSALTOS ESCLARECIDOS NESTA SEMANA:
:: 11/2, às 16h, na Rua Augustinho Braganholo, bairro Monte Bérico
Uma família saía de casa em um C3 quando foi atacada por três criminosos encapuzados que chegaram de um Astra escuro. As três vítimas, incluindo uma criança, foram obrigadas a desembarcar, porém os criminosos não conseguiram levaram o carro pois este era automático e os ladrões não conseguiram desengatar a marcha ré.
O investigado de 30 anos está preso desde o início de fevereiro, quando foi preso em flagrante pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de arma. Ele possui antecedentes por roubos e homicídio.
:: 16 de março, às 11h, Rua Guerino Sanvitto, no bairro Vilaggio Iguatemi
Ao estacionar seu C3, uma corretora de 46 anos foi atacada por dois homens armados. Um dos ladrões levou o carro enquanto seu comparsa fugia na motocicleta em que ambos chegaram.
O suspeito de 18 anos foi preso na semana passada, durante o cumprimento de mandado no bairro Reolon. Ele possui passagens por roubo de veículo e receptação, além de um homicídio ainda como adolescente infrator.
O outro investigado tem 21 anos e é procurado pela polícia. Ele possui antecedentes por roubo a pedestre, assalto ao comércio, porte de arma e receptação de veículo roubado.
:: 19 de março, às 20h, Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, no bairro Desvio Rizzo
Um rapaz de 22 anos teve a motocicleta levada por dois homens, um de jaqueta branca e outro de moletom cinza. Os criminosos fugiram em direção ao Vila Amélia. Os suspeitos são os mesmos do crime praticado no dia 16 de março.
:: 19 de março, às 22h, no bairro Kayser
Um rapaz de 23 anos estava estacionado dentro de seu HB20 quando foi atacado por dois assaltantes que desembarcaram de um Agile vermelho. A dupla tinha um revólver prata e teria atirado contra a vítima, mas a arma ou a munição falharam. Os suspeitos são os mesmos do crime praticado no dia 16.
:: 27 de abril, às 19h30min, no bairro São José
Um metalúrgico de 55 anos e sua mulher estacionavam o seu Peugeot 207 próximo a um mercado quando foram atacados por um casal. A mulher segurava um revolver. Os bandidos fugiram levando carro e outros pertences das vítimas. A mulher de 28 anos foi presa na tarde de terça-feira. Ela não possuía antecedentes criminais, mas praticou o crime junto ao seu namorado: um homem de 28 anos que está preso desde o dia 29 de abril e possui antecedentes por latrocínio, tentativa de homicídio e roubo.