Considerada uma das celebrações mais tradicionais entre os católicos, a Paixão de Cristo chega na 20ª edição em Caxias do Sul. A encenação, que retrata a morte de Jesus, acontece nesta Sexta-feira Santa (29). A apresentação se inicia às 9h, nas escadarias dos pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio.
O público poderá acessar o local pelo portão 6, localizado na descida da Rua Ludovico Cavinato. Caso chova, a programação acontecerá na área interna dos fundos do pavilhão 2.
O evento será protagonizado por voluntários. São 30 jovens ligados a pastorais e movimentos religiosos, que representarão as 14 estações da Via Sacra. A apresentação também contará com a presença do pároco da Paróquia Nossa Senha de Fátima, padre Anesio Ferla, e do bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.
No espaço da encenação haverá um ponto de coleta para alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. A doação é incentivada pela Campanha da Fraternidade. Os donativos serão encaminhados para famílias atendidas pelas paróquias da zona norte da cidade.
Além de Caxias do Sul, outras cidades da Serra preparam encenações alusivas à data. Veja a seguir os locais e horários para acompanhar:
Bento Gonçalves
Localidade Linha Salgado: procissão se inicia às 18h, em frente à Igreja São Pedro. Público seguirá até o Morro da Cruz, onde às 18h30min começa a encenação.
Vale dos Vinhedos: encenação acontece no Morro da Antena, às 19h.
Flores da Cunha
Centro: encenação acontece no Parque da Vindima, às 18h.
Localidade Otávio Rocha: procissão se inicia às 15h, em frente à Igreja Matriz. Público seguirá até o Monte Calvário, onde acontece a encenação.
Garibaldi
Centro: encenação se inicia às 16h30min, em frente à Igreja Matriz São Pedro. A apresentação segue até a Ermida Nossa Senhora de Fátima, onde é finalizada.
Carlos Barbosa
Centro: encenação se inicia às 15h, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus. A apresentação segue até o Morro do Calvário, onde é finalizada.
São Marcos
Encenação acontece no Monte do Calvário, às 19h.